quarta-feira, março 22, 2006

O que a luz sustenta(va)

© António Baeta Oliveira, Julho 2005
Lua cheia sobre uma das torres da Alcáçova de Silves


Não fora a urgência que se abateu sobre as árvores de Monchique, apelo que ganha maior repercussão em dia assinalado como DIA da ÁRVORE, o meu post de ontem teria sido o que se segue, porque também ontem foi DIA de POESIA e o primeiro DIA de PRIMAVERA.
É uma prosa poética sobre a luz, que desde ontem ganha ascendente sobre a noite, e onde se recordam algumas árvores e seus deliciosos frutos.

Quem consegue identificar o que a luz produz ou identificar-se, ainda, com o que ela sustenta ou com o que dela resta, depois de morrer a muito custo, nesta descrição do Algarve que a seguir transcrevo?

  • [...]
    Duas impressões se fixam no meu espírito para sempre: a noite extraordinária, a luz maravilhosa. A luz sustenta. Basta esta luz para se ser feliz. É ela que encanta o Algarve. É ela que produz os figos orjais, os coitos, os bracejotes, todos eles amarelos, a estalar de sumo, e destilando um líquido perfumado, e o figo preto de enxaire que se mete na boca e sabe a mel e a luz perfeita. É ela a criadora destas agonias doiradas que vão esmorecendo e passando por todos os tons até morrer a muito custo. E as noites mágicas e caladas, as noites sem lua, muito mais claras que as noites do norte, em que se distingue a brancura voluptuosa das casas e se vêem as estrelas enormes reluzindo através das amendoeiras.

Raul Brandão
ALGARVE todo o mar
(Colectânea)
Publicações Dom Quixote, Lisboa 2005

P.S.
Finalmente sorri, ao ver num cartaz de divulgação da Orquestra do Algarve, o escudo do município de Silves entre os dos associados da Orquestra.


Espero que em breve a Câmara dê também o seu apoio solidário e institucional à Companhia de Teatro do Algarve - ACTA. Estas foram duas das causas mais recorrentes deste blog.

10 comentários:

  1. Anónimo00:19

    Em jeito de boa noite, passei por aqui e vi ! Uma lua linda como eu gostria tanto de ser capaz de fotografar...mas com a minha digitalzita compacta..."bai lua que te não toco ..."
    Li : um texto que me deixou na boca a saudade dos figos pretos que sabem a mel algarvio e a luz da lua iluminado a brancura das brancas casas. Saudades boas .
    Boa noite.Vou ter sonhos mais bonitos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Deves ter visitado o blog ainda eu terminava algumas operações no blogger.com. De modo que quando fui verificar se estava tudo bem, deparei de imediato com o teu comentário. É muito belo e nostálgico o texto do Raul Brandão, não é?
    Abraço-te.

    ResponderEliminar
  3. Um abraço de parabéns pela excelente escolha, Toy.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, meu amigo de sempre.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  5. Gosto da referência que fazes sobre o apoio da Câmara Municipal de Silves à Orquestra do Algarve e sobre a esperança que existe do apoio ao ACTA. Agora com um teatro recuperado, era que nem ginjas uma companhia profissional a utilizá-lo com regularidade,e porque não fazer uma perninha barlaventina do ACTA neste espaço. Seria talvez uma experiência muito interessante para potenciar actores do concelho de Silves e arredores. Enfim ideias...
    Quanto à foto meu amigo, deixemos passar este tempo invernoso e outras tiraremos para justificar uma saída com amigos. Lá estarei.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Carlos.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:31

    Este ano os vários Municípios do Algarve podiam promover junto dos turistas nacionais a Campanha: "Em Julho/Agosto vamos todos (tentar) falar em Inglês".

    Porquê?

    ? Porque é que nós Portugueses somos um Povo Doente, Triste, Coitado, Inculto, Atrasado, e Doente?

    Exemplo simples. “TrabalhaDôr" versus “WorkPain” ( ou “ComputaDôr” versus “ComputPain”).

    A palavra “TrabalhaDôr" em inglês lê-se/escreve-se “Worker”. Já imaginás-te se ela se lê-se/escrevesse “WorkPain”. Até os Americanos e/ou Finlandeses seriam muito mais atrasados que nós.

    Ou ainda “Ih-Nova-Dôr” / (“Ih-New-Pain”)

    Aqui vai mais um texto pequeno elucidativo da culpa da Língua Portuguesa.

    Os Portugueses começam o dia, logo pela manhãzinha, ao som do “Desperta Dôr”.

    De manhã, logo ao começar do dia, começam a ouvir: “Desperta Dôr”. Está na hora. “A Corda” (parece que vai ser enforcado).

    Leva o filho para o Infantário e entrega-o ao “Educa Dôr” dele.

    A 2 quilómetros da Fábrica o carro avariou. Era problema no “Carbura Dôr”.

    Chegou atrasado ao trabalho e teve que ir falar com o “Admninistra Dôr”. Este disse-lhe que com tantos atrasos o caso dele era “Preocupa Dôr” e que assim o “Emprega Dôr” podia dispensá-lo. Por isso, “Dôr Avante” veja se é “Cumpri Dôr” dos horários.

    No trabalho (é “Desenha Dôr” e trabalha num “Estira Dôr” e num “Computa Dôr”) ouve dizer que tem que ser: “Trabalha Dôr”. E que para ser “Ih Nova Dôr” tem que pensar. Ou seja, tem que ser “Pensa Dôr”.

    No fim do dia de trabalho, chegam ao “Pré Dio” já cansados e carregam no botão para chamar o “Eleva Dôr”.

    À noite, devido ao frio (más construções) tem que ligar o “Aquece Dôr”.

    Aproveita para ver o correio e vê que já chegou o seu Cartão de “Dá Dôr” de Sangue.

    A mulher, que é Professora de “Má Temática”, desanimada, diz ao “mar ido”: “Oh home. Eu sei que sou boa Professora de “Má Temática” Esforço-me por dar bem as aulas e que os alunos aprendam. Mas nenhum deles gosta de “Má Temática”. Porque será?!”. “Não sei mulher”. Responde-lhe o homem. E volta a colocar o “Ausculta Dôr” para ouvir música.

    Vão pôr o filho a dormir e dizem-lhe: “Oh meu filho, tu és “A Dor a Dôr””.

    De madrugada, por volta das 3h da manhã, quando finalmente “A Dor Meço” – com a ajuda de Xanax – eu lá “Dôr Mia”.

    E no dia seguinte, por volta das 6.30h (é ”Madruga Dôr”), lá está novamente o “Desperta Dôr”.

    ? Porque é que nós Portugueses somos um Povo de Bandidos (***)?

    Traidor / Saqueador / Maltratador / Salteador / In-Cumpridor / Enganador / Burlador / Adulterador / Corrompedor / Escravizador / Fugidor (de Impostos) / Mau Pagador / Violador / Confrangedor / Intimador

    (***) a Língua Portuguesa é que origina a maior parte dos Bandidos.


    SOLUÇÃO PARA OS PORTUGUESES DEIXAREM DE SER COITADINHOS:

    Acabar com a Língua Portuguesa e começar tudo a Falar/Escrever/ Pensar/Imaginar em Inglês.

    E assim ficariam “Elegantes”. Ver figura em http://madrigal.blogs.sapo.pt/654.html


    Ver mais em “As PALAVRAS ÚTEIS Portuguesas estão, PRACTICA-MENTE, todas XUNGADAS!”, Blog http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt, 2.Dez.2005. (http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_12.html#870309)


    PS: Uma das coisas que mais LAMENTO neste momento é NÃO TER BAGAGEM para explicar porque é que a Língua Portuguesa nos torna tão coitadinhos desde pequeninhos.

    Mas sei que há MILHARES DE DOUTORES que têm essa Bagagem e estão muito caladinhos.


    EXTRAS:

    1 – Canadá despede Emigrantes Portugueses que não saibam Inglês.
    http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1251467&idCanal=95

    É assim mesmo. Eles que aprendam Inglês e/ou Francês. Assim também ganham os filhos.


    2 – “Avião da TAP falha pista em São Paulo. LÍNGUA PORTUGUESA CONFUnDE” http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=193489&idselect=10&idCanal=10&p=94


    mauricio_102@sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. E tu também és triste; ainda não percebeste que se pede um comentário a um post e não a criação de um blog, muito menos no blog de outro, para discutir as tuas ideias e concepções.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:11

    E o facto de não saber escrever na língua portuguesa ... é ignorância, ou piada ...de mau gosto ?

    Desculpe, António, responder aqui ao seu comentador. Mas a ignorância é atrevida e ... irrita-me o atrevimento.
    Uma abraço.
    Fernanda s.m.

    ResponderEliminar
  10. Nem vale a pena perder tempo com gente assim, Fernanda.

    ResponderEliminar