segunda-feira, julho 28, 2003

Marginalidades

A convite de Um pouco mais de Sul desloquei-me a São Brás de Alportel e à Feira da Serra, e fiquei a entender melhor o porquê do título daquele blog. Ele é, de certa maneira, uma extensão da revista Sul. Falei com os autores do blog, redactores da revista, que me era de todo desconhecida, apesar desta ter sido a apresentação da sua sétima edição.

Primeira marginalidade.

Vivo no Algarve, que muitos reclamam como região exemplar, atento ao que me cerca, e esta revista tem-me passado completamente à margem. Ou eu sou mesmo um marginal, aqui retirado no interior do barrocal, em Silves, já bem junto à serra, ou teremos que repensar bem este conceito de região. Esta revista não é um jornal local e fala de coisas que interessam a todos.

Segunda Marginalidade.

Logo "a abrir", o humor de Coisas de Marca, de Entre a vida e a morte, de O aspirador de Mafalda ou de Columbofilias, roçariam bem perto a marginalidade se a publicação estivesse a cargo de qualquer bem pensante revista de expressão nacional, pelo que se diz, pelo como se diz, pelo porque se diz.

Terceira Marginalidade.

A entrevista a Zé Eduardo, sim o do "Jazzar", com o título Isto só mesmo um golpe de Estado..., a propósito do ensino da música em Portugal.

Quarta Marginalidade.

O "dossier". Os ciganos, o racismo, a homossexualidade, a análise ao desenvolvimento sustentável, o PIB (para medir destruição da nossa qualidade de vida), são abordagens pouco comuns, bem em contra-mão dos grandes temas do momento certamente menos urgentes que estas velhas urgências de todos os dias.

Quinta Marginalidade.

Acabei por não a cometer, violentando a minha vontade de transcrever tanta coisa da vossa revista, mas recomendo:
Email: Sulterfugio
Telefone: 282 911 468 (para assinaturas, distribuição e publicidade)
Obrigado a vocês todos; ajudaram-me a reflectir.


Subscrevi um novo serviço para os comentários (com smiles para os que gostam de comentários curtos), já que não estava de todo satisfeito com o que me era prestado pelo enetation.com.
Assim, todo o serviço de comentários anterior a esta data não está a funcionar, mas mantenho-o activo, aguardando solução. Queiram desculpar qualquer inconveniente.

Sem comentários: