Adalberto Alves, poeta e autor/intérprete da grande maioria dos poemas que guardo neste acervo de poesia luso-árabe, e que me dá a honra de me tratar como amigo, acaba de ser agraciado com o Prémio Sharjah 2008 para a cultura árabe, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Este prémio é atribuído aos que revelam significativo contributo para o desenvolvimento e promoção da cultura árabe no mundo, bem como pelos esforços desenvolvidos em função da sua preservação e revitalização.
Adalberto Alves é Presidente do Conselho Geral do CELAS (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves) e é o grande divulgador da poesia de dezenas de poetas que aqui viveram, nesta minha terra, ao tempo da civilização do Al-Ândalus, neste território a que hoje chamamos Portugal.
O meu coração é árabe é a publicação a que acabei de me referir.
Também Al-Mu'tamid / Poeta do Destino e Ibn 'Ammâr al-Andalusi / o drama de um poeta são publicações da sua autoria e que se debruçam sobre a vida e a obra de personalidades que aqui viveram.
O Descalçar das Sandálias, que reproduz o título do tratado de filosofia de Ibn Qasi, sufi e senhor de Silves ao tempo de Afonso de Henriques, é também fruto da dedicação e da estima que Adalberto Alves nutre por estas personalidades e por esta nossa terra - Silves.
Bem-haja, Adalberto Alves!
sexta-feira, outubro 10, 2008
Prémio Sharjah 2008, da UNESCO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Bem merecido!
No Alicerces há algo para si.
Vou tentar encpontrar essas publicações. Gostei muito do blog!
Enviar um comentário