terça-feira, setembro 08, 2009

Passeio de férias - León


Regressei de um passeio de férias.

Dirigi-me ao Baixo Tâmega, onde me encontrei com dezenas de primos do ramo familiar do meu pai num habitual encontro de fim de Agosto.
Fui ao encontro dessas minhas raízes do Norte, em busca da amizade, das memórias, do verde das plantas, do vinho verde, do verde dos campos e das montanhas, num delírio de margens que se reflectem nos rios.

Busquei depois outras raízes: as que se prendem com Henrique de Borgonha (Conde D. Henrique) e ao seu casamento com D. Teresa de Leão, filha de Afonso VI - um projecto de passeio há muito adiado e que finalmente pude cumprir.
Percorri calmamente a cidade de León, também "berço" da nossa nacionalidade, e agradaram-me as ruas estreitinhas, sombrias, de casario colorido, bem como as largas ruas comerciais...


Rua no centro de León       Calle Ancha


... como a dessa última foto, que se dirige à Catedral, o monumento sobre o qual mais se insiste na informação e de maior renome da cidade.


Catedral de León
Visitei muitos outros locais ao longo da tarde e no final do dia sentei-me para umas tapas num largo simpático no centro da cidade.
De regresso ao hotel abri uma revista e dei de caras com uma foto de um largo e de uma igreja que não tinha visitado. Guardei a visita para a manhã seguinte.

Eu tinha gostado da cidade de León que tinha visitado na véspera, mas se não tivesse visitado a Basílica românica de Santo Isidoro (o mesmo de Sevilla)...

Fachada românica de San Isidoro, de León
...eu não teria visto a cidade de León que ao longo de todos estes anos eu sempre sonhara ver, um dia.

P.S.
Pode ver ampliadas cada uma destas fotos e muitas mais, com valiosos pormenores, ao clicar neste link para as minhas fotografias na Webshots.

1 comentário:

June disse...

Welcome back my friend!!
E as fotos, como sempre, estão lindas, embora certamente o local contribua muito para isso.