segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Um poema a cada segunda-feira (XIII)




Decidi-me por uma rubrica de poesia à segunda-feira, enquanto assim se mantiver este meu ânimo.


Irei aqui colocando poemas que o critério do momento vier a ditar.





  • Vinhas,
    beijavas-me,
    dávamo-nos as mãos.
    Depois olhávamos distraídos a fresca alegria do vento
    entre as alamedas e o mar.
    Corria, muito lenta, essa brisa benfazeja.
    Trazia-te histórias de princesas e palácios,
    lendas de reinos de longe e de navios de outrora.
    Nos teus olhos e nos teus cabelos douravam-se
    as fantasias distantes e o nítido recorte das ilhas
    dormindo o horizonte.
    Dizias-me então as luas velhas e as marés,
    nessa hora em que passavam na nossa alma
    os grandes veleiros, cisnes de fogo e levante
    no tropel dos meses.
    Uma canção de marinheiros vinha, muito mansa,
    sobre as águas, visitar-nos.
    O céu jade, fugaz como um amor jovem, cavalgava
    a paz de cada fim de tarde.
    Onde, agora, esses tempos que sabemos que existiram?

Fernando Cabrita
Doze Poemas de Saudade
4 Águas Editora, Tavira 2008

Siga-me no twitter
 e/ou
Divulgue esta página com um 

1 comentário:

hfm disse...

Como sempre marcando presença a 2ª f.