quinta-feira, março 27, 2014

Nós não vemos com os olhos















O título é propositadamente um desafio, mas de facto nós não vemos com os olhos, mas sim através dos olhos.

Na escuridão completa nada se vê, por que o que vemos, vemos através da luz refletida nos objetos e é essa luz que o nosso cérebro interpreta.

O orgão que de facto vê, ou nos dá a ver, é o nosso cérebro, ao interpretar a luz que lhe chega através do nosso olhar.

É claro que a interpretação cerebral é tanto melhor quanto melhor informação for filtrada pelos olhos. Com bons olhos vê-se melhor do que com olhos com deficiência.

Com um cérebro habituado ao exercício de pensar, o que depende sobremaneira da quantidade e da qualidade da informação recebida, tanto mais profunda e complexa é a interpretação que se faz da imagem ou imagens que afluem ao cérebro.

Uma cadeira é uma cadeira, mas perante duas cadeiras diferentes já duas pessoas podem ter ideias diferentes sobre essas cadeiras, gostando mais de uma do que da outra, por razões que nada terão a ver com as cadeiras em si, mas sim com a maneira como apreciamos o belo.



Quando se trata de objetos de arte, já a informação que se tem sobre a história da arte ou os conceitos estéticos que preenchem a nossa informação serão tanto mais importantes quanto a quantidade ou qualidade da informação que se tem a tal respeito.

Quem pouco frequenta galerias de arte ou exposições terá certamente um gosto e uma capacidade de interpretação inferior aos que são frequentadores assíduos e informados.





















A arte muda com o tempo e quem não acompanhou esse percurso histórico irá ter dificuldade em entender a arte contemporânea, pois ela já não se preocupa com a representação dos objetos, mas mais com  as impressões sensoriais transmitidas pelas formas, pelas cores, pela composição... e outros conceitos ao longo do tempo irão sempre mudando o nosso olhar sobre as coisas.



Sem comentários: