quarta-feira, agosto 18, 2010

Feira Medieval de Silves - 2010 (IV)


Terminou a Feira Medieval de Silves.

Sé de Silves, Verão 2010
O seu enquadramento numa cidade monumental, com edifícios medievais como o Castelo ou a Sé (na fotografia), conferem a esta feira, só por si, uma razão válida para uma visita e fazem dela, inelutavelmente, uma feira diferente de todas outras que por aqui e por ali pululam por este país fora, numa moda que tenderá inevitavelmente a definhar.

Em anos anteriores tenho deixado aqui o meu parecer crítico e satisfaz-me ver como a feira vem melhorando no que se refere ao cuidado posto nos pormenores de identificação local, com recurso a episódios da história da cidade.
Já não me satisfazem as encenações desses episódios, muito más por sinal, que deveriam ser entregues a verdadeiros encenadores de teatro e a atores profissionais, ganhando um carácter mais cultural e distinto das restantes animações. A cada profissional a sua competência.

Feira Medieval de Silves, Verão 2010
Feira Medieval de Silves, Verão 2010No que respeita à animação, também me pareceu sentir uma certa quebra de qualidade, e por isso mesmo quero distinguir um agrupamento em particular que se impôs pela diferença - os La Tropa Tornals - de que a senhora na foto é personagem integrante.


Uma palavra ainda para a ausência de participação local (exceção feita a Percutunes), o que é revelador de um tecido social sem iniciativa e que deveria merecer a atenção de responsáveis pela política local.


De entre os pareceres críticos que em anos anteriores mereceram a minha atenção, está o que se relaciona com o cuidado a ter com as multidões que por esta época invadem o centro histórico.
Se a Sé se preserva, como local de culto, e o castelo tem estado encerrado para obras nestes últimos anos, convém um alerta especial para a utilização do castelo no próximo ano.
Defenda-se a degradação da alcáçova, com espetáculos para lotações aceitáveis, eventualmente de qualidade superior e sujeitos a entrada paga (não se procede assim com os torneios de armas a cavalo?) e lembro que há companhias profissionais de teatro na região, que muito gratas ficariam com um convite para a encenação de uma peça sobre um episódio da história local, a ser representado no castelo ao longo do período em que decorre a feira.


Terminou a Feira. Que viva a Feira!

1 comentário:

hfm disse...

Que vivam as tuas sugestões e este olhar crítico para que a tua cidade não deixe de ser a jóia que sempre foi.