quinta-feira, setembro 23, 2010

Do Reino à Região - Cidade e Mundos Rurais


Quando no fim-de-semana passado me desloquei a Cacela Velha, para participar no "Poesia na Rua", apontei primeiro a Tavira no intuito de visitar a exposição com o título em epígrafe. Esta é mais uma das que integram a grande exposição coletiva da Rede de Museus do Algarve, identificadas pelo título comum de - Do Reino à Região.


Em devido tempo escrevi, neste mesmo blogue, sobre as exposições de São Brás de Alportel e Silves: a primeira sobre o trajo e o Algarve do Séc. XIX  - Sombras e Luz - a segunda sobre a sociedade islâmica que nos antecedeu - Do Gharb ao Algarve. Visitei em finais de Agosto a exposição de Vila Real de Santo António, sobre o urbanismo iluminista desta cidade, mandada construir pelo Marquês de Pombal. Não escrevi sobre ela logo na altura e perdi um pouco a ocasião propícia. É uma exposição de rua, pois o motivo está ali à vista de todos. O catálogo, já publicado, é um ótimo apoio para todos os que visitem a cidade.

Cidade e Mundos Rurais é um debruçar sobre o território de Tavira, um território onde a cidade é o elo de união entre o mar e a serra.

A sala que se sucede à sala de entrada, de visionamento de um vídeo sobre a própria exposição que nos preparamos para visitar, é um belo e detalhado documento que nos ajuda a entender a dinâmica da região.
Comentado por geógrafos, historiadores, um arquiteto, um sociólogo e um professor de Educação Musical, o vídeo habilita-nos então a percorrer a exposição com uma visão prévia e integrada do todo, bem como a ponderar alguns assuntos que anteriormente assumíamos como indiscutíveis e que nos levantaram interrogações. É bom ser questionado. Enriquecemos sempre que tal acontece.

O catálogo, já publicado, é um documento imprescindível para quem quiser entender os sucessos e os infortúnios da nossa economia rural e um apoio ao estudo de qualquer projeto de viabilização de uma agricultura e de uma economia que aspirem a algum sucesso.

Sem comentários: