sexta-feira, novembro 28, 2003

As religiões e a Constituição Europeia

Klepsýdra, no post a que aquele link dá acesso e cuja leitura aconselho para um melhor esclarecimento, refere-se a esta questão bem polémica.

Já por aí circulam abaixo-assinados exigindo a inclusão de uma referência ao Cristianismo na futura Constituição Europeia.
Acho que uma constituição deve servir para unir e não para separar. A referência ao cristianismo numa Europa que se quer tão vasta quanto o próprio continente europeu, não deve usar referências onde as populações não se revejam.
Se a questão tem a ver com a herança religiosa, creio que o preâmbulo da proposta de constituição já o faz e bem:

  • " (...) Inspirando-se nas heranças culturais, religiosas e humanistas da Europa, cujos valores, ainda presentes no seu património, enraizaram na vida da sociedade a sua percepção do papel central da pessoa humana e dos seus direitos invioláveis e inalienáveis, bem como o respeito pelo direito. (...) "


Afirmar mais do que isto é dividir.

Se há coisas que separam as pessoas são as discussões em torno das convicções religiosas, partidárias ou futebolísticas, porque todos têm uma palavra a dizer e ninguém precisa de fazer prova das suas afirmações, porque também já o outro disse que....

NOTA: Pode aceder ao texto da proposta de Contituição Europeia utilizando este link, se bem que em formato .pdf para a língua portuguesa (PT).


Sem comentários: