segunda-feira, novembro 17, 2003

Ibn Harbun, de Silves

Vou estar ausente, muito provavelmente sem possibilidade de contacto com os blogs, até segunda-feira (24). Estarei por Santarém e, se porventura, encontrar a Joaninha dos Olhos Verdes, podeis crer que nada revelarei desse nosso encontro, a não ser que Ibn Harbun (*) o tenha feito por mim:


  • AQUELA JUVENTUDE me deixou
    De mim se afastando respeitosamente.
    Ficaram cabelos brancos que contrariados
    Apenas buscaram humilhar-me:
    Parece que ao vê-la os meus olhos
    Sentiram cor de cal aferventando.


ALVES, Adalberto
O meu coração é árabe
Assírio & Alvim, Lisboa 1987

(*) Ibn Harbun viveu em Silves no período almoada, o último da presença islâmica em Portugal. Este período corresponde ao tempo da formação e consolidação da monarquia portuguesa e das suas fronteiras. Uma das personalidades responsáveis pela vinda dos almoadas para a Península foi Ibn Qasi, líder político, militar e religioso, de Silves, (que dominava um vasto território, que se estendia para Norte até Évora e para Leste até perto de Sevilha) que com eles se aliou para expulsar os almorávidas. É curioso que, reconhecendo o seu erro, tenha parlamentado com Afonso Henriques visando a expulsão dos almoadas, o que lhe veio a custar a vida; foi decepado pelos partidários daquela facção na alcáçova de Silves, na mesma que, ainda hoje, é o ex-libris da cidade.
(Nota do apostador)


Sem comentários: