quinta-feira, setembro 25, 2008

A nossa primeira escrita (II)

Sim. Com este mesmo título publiquei, faz agora um ano a 1 de Outubro, um texto sobre a inauguração, em Almodôvar, do Museu da Escrita do Sudoeste, cuja leitura vos aconselho através deste link (clique, por favor).

De novo, sensivelmente pela mesma ocasião, o referido Museu volta a apresentar uma nova estela, recentemente encontrada.

Ei-la!

Estela das Mesas do Castelinho, Museu da Escrita do Sudoeste, Almodôvar, Setembro 2008, © António Baeta Oliveira
Esta nova estela, encontrada no sítio arqueológico das Mesas do Castelinho, em estratificação correspondente a período romano, para o que ainda não há uma explicação, é a estela epigráfica com maior número de caracteres jamais encontrada. Cerca de 90 caracteres, o que representa razoáveis expectativas em relação aos morosos estudos científicos que visam a completa decifração desta escrita e da sua estrutura gramatical, para além do conhecimento já avançado da sonoridade da sua leitura.

É uma peça de interesse científico internacional a que aqui ontem se revelou na presença de cerca de uma dezena de arqueólogos e outros entendidos, além dos curiosos e do público em geral.

Como ontem se afirmou, o superior número de estelas encontradas no concelho de Almodôvar, relativamente aos concelhos limítrofes, bem como a presença deste Museu, a preservar estes testemunhos, são fruto do contínuo investimento da autarquia nesta área por tempo prolongado.

Sem comentários: