quinta-feira, janeiro 27, 2011

A minha achega às Presidenciais


(Foto copiada de uma das sondagens)


Na perspetiva legal, o Sr. Presidente da República foi eleito por 52,94% (aproximadamente 53%) dos votos expressos nas urnas.

A abstenção atingiu os 53,37% (aproximadamente 53%) ou seja, só cerca de 47% dos cidadãos maiores de 18 anos votaram.

Pelas minhas contas e sem intenção de contestar a eleição do Presidente, que não está em causa nesta minha "achega", o Presidente da República foi eleito por 53% dos 47% dos cidadãos que votaram, ou seja por cerca de 25% dos cidadãos com direito a voto.

O voto é um direito e não um dever legal.

Os cidadãos podem usar do seu direito a recusar votar e a exprimir desse modo o seu descontentamento ou o seu desinteresse pela coisa pública.

Este número que acima apresentei (25%) é o reflexo real destas eleições e não meras contas a fazer de conta.

Isto está muito mau, meus amigos, mas não é preciso rever a lei por este motivo, mas sim pela necessária aproximação aos cidadãos e à prática da cidadania.

Os partidos, sem exceção, têm que mudar antes que isto mude.

Siga-me no twitter
e/ou
Divulgue esta página com um


Sem comentários: