O Tâmega, em Vila Boa do Bispo
Um dos grandes méritos deste passeio com o meu irmão foi o do regresso a estas terras do Baixo Tâmega, onde nasceram meu pai e meus avós.
Uma sede feita de saudade
Foi o retorno aos prazeres simples da infância e da adolescência, nas férias de Verão, que então se prolongavam Setembro adentro, até às vindimas.
Foi o encontro com as memórias da antiga oficina, do trabalho do meu tio e primos no manejo do duro ferro, do qual faziam surgir resistentes utensílios de trabalho e outras aplicações, quando não elegantes volutas e intrincados rendilhados, produzidos com o suor dos corpos e o calor da forja.
Foi a saudade da velha fonte, dos passeios pelo fim de tarde em estreitos carreiros de sombras e de folhas secas, a anunciar o Outono.
Foi o aconchego da família e o prazer de uma tradicional refeição, feita de alegria e amizade, em torno da mesa de jantar.
4 comentários:
São as memórias que nos completam, António. Estas fotografias dariam belíssimos quadros.
ca estou outra vez a apreciar a memoria da nossa viagem estes documentos vao ficar bem guardados para o futuro saudades fernando
Felizes os que tiveram infância, a guardaram e a guardam. fcr.
António, em tempo ou fora do tempo e do comentário, sabe algo sobre o blogue do HR que me parece desactivado? Obrigado. fcr.
Enviar um comentário