quarta-feira, dezembro 15, 2004

Por terras do Baixo Tâmega

© António Baeta Oliveira
O Tâmega, em Vila Boa do Bispo

Um dos grandes méritos deste passeio com o meu irmão foi o do regresso a estas terras do Baixo Tâmega, onde nasceram meu pai e meus avós.

    © António Baeta Oliveira
    Uma sede feita de saudade

    Foi o retorno aos prazeres simples da infância e da adolescência, nas férias de Verão, que então se prolongavam Setembro adentro, até às vindimas.


      © António Baeta Oliveira© António Baeta Oliveira© António Baeta Oliveira

      Foi o encontro com as memórias da antiga oficina, do trabalho do meu tio e primos no manejo do duro ferro, do qual faziam surgir resistentes utensílios de trabalho e outras aplicações, quando não elegantes volutas e intrincados rendilhados, produzidos com o suor dos corpos e o calor da forja.

      Foi a saudade da velha fonte, dos passeios pelo fim de tarde em estreitos carreiros de sombras e de folhas secas, a anunciar o Outono.

      Foi o aconchego da família e o prazer de uma tradicional refeição, feita de alegria e amizade, em torno da mesa de jantar.

4 comentários:

Anónimo disse...

São as memórias que nos completam, António. Estas fotografias dariam belíssimos quadros.

Anónimo disse...

ca estou outra vez a apreciar a memoria da nossa viagem estes documentos vao ficar bem guardados para o futuro saudades fernando

Anónimo disse...

Felizes os que tiveram infância, a guardaram e a guardam. fcr.

Anónimo disse...

António, em tempo ou fora do tempo e do comentário, sabe algo sobre o blogue do HR que me parece desactivado? Obrigado. fcr.