quarta-feira, julho 12, 2006

Rescaldo da ida a Almada (2/3)

O rescaldo da ida a Almada comporta também uma passagem pelas Janelas Verdes, em Lisboa, de visita à grande retrospectiva da pintura europeia, que ali permanecerá, no Museu Nacional de Arte Antiga, até 17 de Setembro.

Usando como ícone mediático esta retrato de uma jovem mulher, em óleo sobre madeira, de Bernardino Luini (1485 - 1532), esta exposição, da colecção de Gustav Rau, é uma grande oportunidade para conhecer de perto uma vasta, representativa e criteriosa mostra da pintura - de Fra Angelico a Bonnard - do início do Renascimento italiano até meados do século XX.

É um momento único, este de conhecer, ao natural, o que nos habituámos a ver em ilustrações e que aqui se nos apresenta pela mão de Canaletto, de El Greco, de Ribera, de Corot, de Cézanne, Manet, Degas, Monet, Renoir, de Pissarro, Sisley, de Toulouse-Lautrec e tantos outros.

Foi também um prazer regressar às Janelas Verdes e à sua exposição permanente e, já pelo final da tarde, fruir dos seus silenciosos e refrescantes jardins e da sua panorâmica vista sobre o Tejo.

Sem comentários: