segunda-feira, junho 18, 2007

Teatro e Dança (II)

(Continuação do post anterior)

Também sobre a Companhia de Dança de Olga Roriz já aqui me tinha referido em post de 28 de Outubro de 2005, sobre Pedro e Inês (clique).

Daqui em diante..., o trabalho que Olga Roriz agora trouxe ao Algarve e ao Auditório Municipal de Lagoa, debruçava-se, como antes já havia informado, em posts antecedentes, sobre as relações humanas, nomeadamente as relações amorosas.
A forma de expressão sobre esta temática era agora a da dança, mas não numa estética pré-contemporânea, onde os conceitos de beleza e equilíbrio se confundem com os do romantismo e os seus antecedentes do mundo greco-romano, antes numa decomposição do gesto, numa tentativa de voltar atrás, num entender das motivações que estão no seu embrião, na desconstrução de tudo o que o precede, num despir das roupagens que o mascaram.
E é tão belo e profundamente arrebatador o perseguir desse desfasamento: o entender das pulsões, do ponto, do local preciso onde o gesto arranca, precipitado, dinâmico, urgente e adquire o resultado que lhe resta depois da actuação da inércia e da gravidade.

Sempre presente, como uma batida que apela ao despertar das consciências, creio ter identificado três simbologias dominantes: a da terra, leia-se ambiente, traduzida por porções abundantes de terra, em sacos, depositada aqui e acolá, onde os corpos assentam os pés, se envolvem, se roçam, se cobrem por todo o corpo, nos cabelos, nos braços, nas pernas, no tronco e que espalham profusamente até que o chão se cubra dessa terra, num apelo gritante, a lembrar que sem ela não somos nada; a água que se derrama e que se mistura com a terra, feita lama primordial, e que prefigura a escassez desse recurso vital; o aquecimento global, nos anúncios de temperaturas que sobem para além dos 50ºC. e que se ouvem na respiração ofegante dos excelentes bailarinos em palco, no paroxismo de um estertor que lembra o do amor ou o da morte.

Obrigado, Olga Roriz!

1 comentário:

Carla disse...

Vale sempre a pena passar por aki :)
beijinhos