quarta-feira, junho 01, 2011

Zalamea - Luces de Abiud



(Ao clicar na imagem acede a uma ampliação)

Zalamea la Real é uma pequena e acolhedora localidade da província de Huelva, na estrada que daí conduz a Badajoz.
O topónimo mais antigo que se conhece para este local é Abiud e relaciona-se com a presença de um grupo de dólmenes e megálitos.
A sua economia tem uma base rural e a proximidade das riquíssimas minas de Rio Tinto beneficiou particularmente a povoação no período industrial.

A associação de património local promoveu um passeio fotográfico e eu, alertado pela Associação 1/4 Escuro, de Vila Real de Sto. António, desloquei-me para um passeio com mais três amigos.
Estes passeios facultam um conhecimento próximo da realidade dos sítios que visitamos e é bom conhecer outras gentes e outras mentalidades, abrirmo-nos um pouco mais à diversidade.

Zalamea é dominada pela presença da TORRE da sua igreja, que se destaca de todo o burgo dada a sua dimensão. Foi ela a fotografia do cartaz; é dela a foto que incluo nesta página.

Na minha página no Facebook (clique) poderá ter acesso a algumas das fotos que fui batendo ao longo do passeio e que de vez em quando ali irei colocando.

Creio ter cumprido a promessa de vos falar desta minha viagem. Acrescento que o almoço foi um bom momento em torno da gastronomia local, certamente muito rica como podereis imaginar pelo que disse da economia e da geografia da povoação.
Nas fotos podereis aperceber-vos da existência de uma pousada de turismo rural que muito me surpreendeu pela cuidada decoração.


Siga-me no twitter
e/ou
Divulgue esta página com um

Sem comentários: