quinta-feira, janeiro 16, 2014

E você? É sensível à beleza de uma textura?






Esta minha foto reproduz uma estranha textura.

Dir-se-ia o tronco de uma árvore, carcomido pelo tempo, mas eu, que sei de que se trata, sei bem que não é tal coisa.

Esta foi uma foto batida de rasante sobre uma velha parede, que um dia terá sido, pelo menos uma vez, caiada de cal.

Parece que o mesmo efeito de desgaste se produz sobre a matéria orgânica como sobre a mineral.

A erosão provocada pelos elementos desgasta, corrói, envelhece, mineraliza...

Mas tem algo de belo que me prendeu no momento da decisão de fotografar, que me fez vibrar qualquer diapasão interior.

Procurei no dicionário:

beleza | s. f.


beleza |ê|

s. f.

s. f.

1. Perfeição agradável à vista, e que cativa o espírito.
2. Mulher formosa.


Não há dúvida que me "cativ(ou) o espírito", mas ainda não entendi porque me foi agradável à vista.

Beleza é sem dúvida um conceito, e como qualquer conceito deve ter evoluído ao longo da minha formação intelectual. Seguramente não teria apreciado esta textura pelos meus 15 anos, mas já seria suscetível pelos meus 18.

A idade conta, mas não se trata de uma questão de idade, mas sim de evolução, o que de facto acontece com o correr do tempo, mas não só porque o tempo passou, mas sim pelo que se vivenciou, sobre o que se refletiu, pelo que ficou d' a espuma dos dias, como diria Boris Vian.


Sem comentários: