Abdallah Khawli, em sessão de autógrafos
Estive em São Brás para a apresentação do livro A Viagem de Ibn Ammâr - de São Brás a Silves.
Diversas afinidades e circunstâncias fizeram juntar no mesmo local amigos que não via faz algum tempo. Foi bom revê-los.
A obra em questão não é uma obra literária ou poética sobre Ibn 'Ammâr, antes um trabalho multidisclinar sobre a eventual viagem que teria conduzido Ibn 'Ammâr, da sua terra natal até à grande e cosmopolita urbe do seu tempo - Silves - para o prosseguimento dos seus estudos.
Abdallah Khawli, contribui com a História e as fontes árabes, Luís Fraga da Silva com a informação geográfica e a geografia histórica e Maria Alice Fernandes com a análise etimológica e toponímica.
Esta abordagem multidisciplinar é muito enriquecedora, tanto neste contexto de reconstituição de um relato, como pelas interrogações que suscita e que poderão tornar-se geradoras de estudos posteriores, a trazer nova luz sobre esse glorioso período histórico da civilização do Al-Ândalus.
Dando o seu contributo para a ambiência de uma sessão que se debruçou sobre a presença árabe no nosso território, esteve presente o meu amigo e músico Eduardo Ramos que, com o seu alaúde, interpretou uma sua composição em torno do poema de Ibn 'Ammâr que aqui reproduzi no último post, se bem que numa versão anterior.
Eduardo Ramos
Andalusino
Sem comentários:
Enviar um comentário