segunda-feira, abril 23, 2007

De São Brás a Silves

Abdallah em sessão de autógrafos, São Brás de Alportel, Abril 2007, telemóvel
Abdallah Khawli, em sessão de autógrafos


Estive em São Brás para a apresentação do livro A Viagem de Ibn Ammâr - de São Brás a Silves.
Diversas afinidades e circunstâncias fizeram juntar no mesmo local amigos que não via faz algum tempo. Foi bom revê-los.

A obra em questão não é uma obra literária ou poética sobre Ibn 'Ammâr, antes um trabalho multidisclinar sobre a eventual viagem que teria conduzido Ibn 'Ammâr, da sua terra natal até à grande e cosmopolita urbe do seu tempo - Silves - para o prosseguimento dos seus estudos.
Abdallah Khawli, contribui com a História e as fontes árabes, Luís Fraga da Silva com a informação geográfica e a geografia histórica e Maria Alice Fernandes com a análise etimológica e toponímica.
Esta abordagem multidisciplinar é muito enriquecedora, tanto neste contexto de reconstituição de um relato, como pelas interrogações que suscita e que poderão tornar-se geradoras de estudos posteriores, a trazer nova luz sobre esse glorioso período histórico da civilização do Al-Ândalus.

Dando o seu contributo para a ambiência de uma sessão que se debruçou sobre a presença árabe no nosso território, esteve presente o meu amigo e músico Eduardo Ramos que, com o seu alaúde, interpretou uma sua composição em torno do poema de Ibn 'Ammâr que aqui reproduzi no último post, se bem que numa versão anterior.

Eduardo Ramos
Andalusino
Capa do Álbum - Andalusino


Sem comentários: