segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Ainda o "meu diário" de Casimiro de Brito

Com data de 8 de Fevereiro (de 2000):

  • Angola, Balcãs, Corno de África, América do Sul... Raramente as guerras se travam entre os bons e os maus. São, quase sempre, disputas entre diabos e demónios, entre a escumalha política que mantém o mundo em chamas, entre comedores de diamantes e bebedores de petróleo. Para essa gente, o genocídio, que praticam em público, e o canibalismo, que em privado praticam, são rotinas de massacre entre muitas outras de igual perversidade. E os outros, os menos lascados, os que usam e abusam dos casos da democracia, aceitam, em nome de uma pretensa "política real", o mal de uns, que consideram menor em relação ao mal dos outros. O menor é sempre, para estes fantoches da democracia, o mal dos que lhes compram (armas, palácios, tecnologia) e lhes vendem (as matérias-primas, o sangue dos seus súbditos). (...)

Casimiro de Brito
Na Barca do Coração
Campo das Letras, Porto, 2001

Alargando mais ainda o espaço geográfico de referência do primeiro período do texto, adaptando-o à realidade deste início de 2004, apetece comentar: Realmente, tem havido grandes progressos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Anda assim o mundo, António. Temos noção das coisas mas somos impotentes para alterar o rumo às coisas. O que poderei dizer melhor senão desejar-te um bom dia? Será um bom começo...

Anónimo disse...

Caro António
Vejo que no Local & Global as hiperligaçõess - as ligações a outras páginas - abrem numa nova janela... será que é possivel avançar umas pistas sobre como se consegue isso?
Saudações