sábado, janeiro 14, 2006

Bach to Africa

Recuperei o álbum Lambarena - Bach to Africa, um projecto que se desenvolveu em torno da figura de Albert Schweitzer e do Hospital de Lambaréné, no Gabão, que ainda hoje é referência inultrapassável no combate à lepra e doenças tropicais.

Para os que quiserem conhecer melhor o trabalho e o projecto deste médico em África e, eventualmente, contribuir com um donativo para a obra que ainda hoje se mantém, deixo este link de referência (basta clicar no sublinhado atrás).

Quando conheci este álbum, faz algum tempo, ouvi-o vezes sem conta. Agora que o recuperei, gostava de partilhá-lo convosco. Faço-o hoje porque o tempo marca o aniversário do nascimento de Albert Schweitzer (14 de Janeiro de 1875).

O tema que vos trago, Mamoudo..., tem por base o Prelude #14, BWV.883, de Johann Sebastian Bach. Aliás, todo o projecto de Lambarena se desenvolve em torno de Bach, compositor preferido de Albert Schweitzer.

Não percam estes sons, que se alternam entre a vivacidade dos intérpretes africanos, as suas vozes e os seus instrumentos tradicionais, e o nostálgico piano. Emociono-me sempre no momento da belíssima fusão daquele instrumento de origem europeia com a percussão dos instrumentos oriundos de África, antes do retorno à alternância e ao tom mais orquestral, a terminar. Estou convencido de que vos ireis emocionar também.

Johann Sebastian Bach
Lambarena - Bach to Africa
Mamoudo...

Powered by Castpost

P.S.
Em resposta ao "meu" Lambarena - Bach to Africa, o Rui, mais a Norte, respondeu-me com o sublime Mozart in Egypt. (basta clicar)

6 comentários:

Rosmaninho disse...

Gostei muito da mistura europeia/ africana. Que maravilha!

Joana disse...

muito bonito!
:-)

RS disse...

Em breve, n'A Sombra, vou responder-lhe à altura, amigo Baeta. :)

Fantástico.
Já ando à procura deste álbum à algum tempo.

Obrigado por partilhar e um abraço,
RS

RS disse...

Está feito.

http://www.asombra.blogspot.com/2006_01_15_asombra_archive.html#113729487848638008

Espero ter retribuído à altura.
:)

Joana disse...

passei por ca para ouvir o Mamoudo segunda vez, estou farta de nevoeiro e ceu cinzento e noite as 4 da tarde...preciso de luz. nem que seja so a luz evocada po esta musica
:-)

musalia disse...

muito interessantes, as duas !