quarta-feira, agosto 30, 2006

Preciso de algo que me alegre

Janela para o quintal, Julho 2006, © António Baeta Oliveira


Silves vive uma situação preocupante com denúncias de corrupção na Câmara, com construções de campos de golfe em plena Reserva Agrícola Nacional sem que constem do Plano Director, com obras terminadas há um ano e que ainda não se disponibilizaram à população (o Teatro Mascarenhas Gregório, o Centro de Estudos Luso-Árabes), obras que tardam a concluir, como a Bibilioteca Municipal, as que embora terminadas ainda não funcionam, como o Arquivo Municipal, e até as que funcionam mas parecem não ter terminado, como o parque de estacionamento sobre o rio.
Seria fastidioso enumerar todas as obras a que se dá início e que param em seguida, gerando um caos urbanístico que fustiga a paciência dos moradores. Permitam-me que me refira a um caso gritante, o do arranjo da zona ribeirinha, sobre a avenida. Fez-se deslocar a praça de táxis e a paragem de autocarros, com uma pressa inusitada em começar, para logo parar, privando os cidadãos do saudável contacto com o seu rio, além de conferir à zona ribeirinha uma imagem de "cidade sitiada ou bombardeada", algo desconsoladora, já lá vão mais de seis meses.
Na rua 25 de Abril foi fácil atribuir a culpa da demora aos trabalhos arqueológicos. De quem será a responsabilidade da demora nas obras da avenida junto ao rio?
Que se façam as obras, mas que as programem para não interferir na vida do dia-a-dia dos cidadãos por períodos tão prolongados como os que aqui sucedem, por dois anos ou mais, a acarretar significativos prejuízos para hoteleiros e demais comerciantes

Não com a finalidade de esquecer, antes a de lembrar, fiz por amenizar esta tensão, reunindo uma série de fotos sobre o tema genérico de Silves e suas flores, a que pode aceder clicando na foto acima. Aconselho o uso do botão view as slideshow e, em seguida, o seu accionamento (clicando na seta) logo que aviste a primeira foto.

12 comentários:

MaD disse...

Caro Vizinho António
Na minha modesta opinião, amar a nossa terra é isto mesmo. Apreciar e exaltar o que tem de bom e lutar para que o que está mal seja corrigido.
De facto, a sua Silves, uma das mais belas terras e a de maior historial do nosso Algarve, merece.
Quanto às fotos, não me canso de as ver.
Cumprimentos.

Torquato da Luz disse...

Verdadeiro serviço público, este. A juntar ao que já prestas no "Guia".
Parabéns e aquele abraço, Toy.

hfm disse...

Não precisam de palavras, todas falam por si.

Unknown disse...

Obrigado, meus amigos.

Anónimo disse...

Caro Toy !
Serviço público é o teu ...! Corrupçao,obras atrasadas ,mau cheiro na cidade ,show off ,péssimos graffittis ,"obras de arte"(!!!) horrorosas espalhadas pelas rotundas -vá lá que temos uma plaqueta a esses benfeitores, que sao os "rotas"- será
que a roda dentada é anterior à outra roda que fez o mundo avancar?... (Riam,porra!).
Qto ao teu blog ,fotos e tudo o resto que é a nossa bela cidade pena que " outros valores (?) mais altos se levantem" ...Pensando bem ,sejamos francos e realistas : Há lá coisa mais linda que um belo Campo de Golf????!!! ainda por cima, "plantado " num ex-fecundo campo agricola?
Um grande abraco do Joao (de momento pelos "States")

Manuel Ramos disse...

Infelizmente, sinto-me como tu! por isso agradeço as imagens que me distrairam e alienaram, um pouco, do chão desta cidade que nas fotos raramente focas!

Santos Passos disse...

Fantásticas, as fotos. Parabéns, Baeta.
Abração.

Unknown disse...

Obrigado
João, Manuel e Renato.

bettips disse...

Só o AMOR inspira estas miúdas fotos de cantos soalheiros e floridos. Silves, moura e com a luz do Sul! Obrigada a esse olhar que se nos cruza, na distracção dos dias, e nos diz: a Natureza existe, existe a Beleza ... por favor estimem-na. Muitos olhos seriam precisos ...
Abç

Unknown disse...

Obrigado Bet.
Outro abraço.

Anónimo disse...

Que se dane a corrupção! que inveja eu tenho dessa janela!

Anónimo disse...

CARO TÓY !
VOZ AMIGA FEZ-ME CHEGAR AO CONHECIMENTO, QUE O MEU COMENTÁRIO NA PARTE EM QUE FALAVA DAS ROTUNDAS E DA "PLAQUETA"E DOS "ROTAS"TERIA SIDO MAL RECEBIDA,POR PARTE DE ALGUMAS PESSOAS A QUEM QUERO BEM ... NÃO ESTANDO EM CAUSA A MINHA OPINIÃO SOBRE A ASSOCIAÇÃO EM SI, NUNCA FOI MINHA INTENÇÃO OFENDER OS AMIGOS QUE POR LÁ - penso- TENHO . A ESSES POIS, AS MINHAS DESCULPAS ,NO MESMO LOCAL ONDE TEREI COMETIDO O "CRIME"DE OS...OFENDER...
UM ABRAÇO CORDIAL A TODOS
JOAO CARREIRA