segunda-feira, março 09, 2009

A importância dos arquivos documentais


É curioso que o Marco, quase simultaneamente comigo, no seu blog - Património Cultural do Concelho de Silves, se tenha recorrido do acervo documental do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e, mais notoriamente da Cruz de Portugal, para se referir à importância da disponibilização pública de tal arquivo.

Também eu me centrei nas duas localizações que se conhecem para o referido cruzeiro, dando especial atenção ao estado de conservação que revela a primeira foto e realçando mais o enquadramento da segunda.

E é, seguramente, com muita curiosidade, que qualquer silvense se debruçará sobre estes dois documentos do passado.

1 comentário:

Marco António I. Santos disse...

Olá António,

O acervo do IHRU é sem dúvida algo fantástico, existem neste mundo que é a world wide web mais sítios dignos de nota com acervos que contêm muita da nossa história recente, como por exemplo a impressionante colecção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, disponível no Flickr, cujo endereço é: http://www.flickr.com/photos/biblarte/.
A simultaneidade destes nossos textos, para além da coincidência, só vem demonstrar a importância destes para a investigação histórica e a necessidade constante de procurar mais informação, que por vezes pode estar não num texto, mas sim numa imagem. Já sou "cliente" deste acervo há bastante tempo e devo dizer que me tem ajudado bastante.

Abraço
Marco