quinta-feira, março 12, 2009

Moçárabes

Recorte de foto com telemóvel, da ilustração que figura no boletim de inscrição para o Colóquio promovido pelo CELAS sobre os Moçárabes no Gharb al-Ândalus
Moçárabe, era a designação atribuída aos cristãos que viviam no território do al-Ândalus, ao tempo da presença islâmica no nosso território.

Sempre senti uma enorme curiosidade por esse fenómeno de convivência, tentando entender de que forma a população autóctone se foi aculturando e que importância poderia ter tido a sua existência em comunidades separadas, desenvolvendo seguramente uma cultura muito sua, propiciando, a título de exemplo, a persistência da designação de Santa Maria atribuída à cidade a que hoje chamamos Faro.

A curiosidade foi acrescentada quando tive oportunidade de ouvir e, depois ler, mais atentamente, um trabalho de Maria Alice Fernandes, professora na Universidade do Algarve e com publicações sobre a história da língua portuguesa, e de dialectologia e toponímia em contexto algarvio.
Permitam-me passar aqui um breve excerto:


  • (...)
    Os topónimos existentes em época islâmica não são necessariamente de origem árabe. Alguns radicam em nomes pré-latinos, outros, a maioria dos aqui tratados, são de origem latina. Estes últimos podem ter sido formados em períodos anteriores nas épocas romana ou tardo-antiga ou consistirem em criações toponímicas moçárabes, ou seja, atribuíveis ao romance neo-latino falado pelas populações locais submetidas ao domínio muçulmano, mas não assimiladas. (...)

Abdallah Khawli, Luís Fraga da Silva, Maria Alice Fernandes
A Viagem de Ibn Ammar de São Brás a Silves
Câmara Municipal de São Brás de Alportel, 2007

Terei agora oportunidade de satisfazer um pouco mais esta minha curiosidade, dado que no próximo sábado terá lugar em Silves, a partir das 09h30, no Auditório do Instituto Piaget, por iniciativa do CELAS (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves), um Colóquio - Os Moçárabes no Gharb al-Andalus. Sinais de uma cultura - com comunicações de investigadores, na sua maioria relacionados com o Instituto de Estudos Medievais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Sem comentários: