segunda-feira, julho 25, 2005

O concurso do Local & Blogal

Cúpula dos Paços do Concelho de Silves, © António Baeta OliveiraCúpula dos Paços do Concelho de Silves, © António Baeta Oliveira
Cúpula dos Paços do Concelho de Silves, © António Baeta Oliveira

A proposta deste concurso, num blog que se afirma Local, apesar de Blogal, tinha como intenção primeira a divulgação de um espaço arquitectónico que, apesar de frequentemente visitado, é pouco conhecido e divulgado: pelos habitantes, porque absortos e curvados ao peso dos afazeres burocráticos que aqui os obrigam a vir, dificilmente atentam numa beleza para a qual é necessário levantar os olhos; pelos turistas, porque os folhetos informativos os dirigem primacialmente aos monumentos nacionais e outros mais conhecidos, que não este - o edifício dos Paços do Concelho, sede da Câmara Municipal de Silves e, à data, do Tribunal da Comarca.

O vencedor foi Manuel Francisco Castelo Ramos, residente em Silves, licenciado em História e mestre em História de Arte, director do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, que escreveu:

  • 1. Silves e Córdoba (Templo romano da Rua Cláudio Marcelo e porta da mesquita de Córdova)
    2. Silves (Câmara Municipal)
    Silves tem uma só foto: arranque da cúpula neo-árabe sobre a escadaria monumental da Câmara Municipal de Silves. Obra dos finais do séc. XIX guiada pelos cânones revivalistas, muito ao gosto na época. Seria então presidente da câmara Gregório Nunes Mascarenhas, empresário corticeiro ao qual estão ligadas outras "excêntricas" construções: chalet de Armação de Pêra e Caldas de Monchique, Teatro Mascarenhas Gregório, mesmo a Fábrica do Inglês. O mestre de obras poderá ter sido, muito provavelmente, José Vitorino Mealha.

A síntese não chegou a servir a sua função de desempate, pois os dois outros concorrentes falharam: um deles identificou bem Silves e a primeira fotografia, mas levantou a hipótese da outra cidade ser Évora; outro dos concorrentes acertou em Córdova e descreveu bem as duas fotografias, mas atribuiu, em dúvida, a Granada (Allambra) a fotografia da cúpula dos Paços do Concelho de Silves.

Se passar por Silves neste Verão ou noutra época em que aqui vier, não esqueça então os Paços do Concelho.

Resta manifestar ao meu caro amigo Manuel, o vencedor, os meus parabéns e o meu obrigado pelo seu esclarecido e esclarecedor contributo.

P.S.
Vou ausentar-me por uma semana de férias em Maria Vinagre. Não sabe onde é? Depois conto. Até breve!

6 comentários:

hfm disse...

Boas férias e venha de lá o relato desse sítio com o nome que fica na boca e no ouvido.

Margarida Bonvalot disse...

Boas férias lá para os lados de Aljezur! ;)

Asulado disse...

Maria Vinagre, essa bela localidade!
Situada na freguesia do Rogil, onde há uns anos atrás, quando ia a caminho da Zambujeira do Mar, dei dois dedos de conversa e paguei uma cerveja a um local, apesar de ele ter começado com a conversa do "porta sim, porta não".

Anónimo disse...

António já está inscrito, mas vamos necessitar de todas as informações constantes no blog, agradeço que me envie um email com os dados urgentemente, senão se importar.
Um abraço e até dia 30.

PS - Basta copiar as perguntas e clicar na pomba.

jcb disse...

Oh, vais para a Costa Vicentina, malandro. Vivi uns tempos um bocadinho acima, na Zambujeira - não me dei mal. Boas férias!

Futuro Ex-Gordo disse...

Boa, Manel! És o maior!