quinta-feira, agosto 04, 2005

Odeceixe à noite

Odeceixe, Verão 2005, © António Baeta Oliveira

É pelo final da tarde e início da noite que os restaurantes, os bares, os largos, as ruas se agitam, num frenesim que desmente a calma e o sossego da tarde (não patente na fotografia, pois tive que aguardar um momento menos agitado, para poder prolongar um pouco a duração da exposição). Também ainda não era Agosto, o mês das grandes invasões, se bem que em nada se comparem com as que acontecem no litoral algarvio.
Odeceixe renovou-se arquitectonicamente. A intervenção neste largo, em minha opinião, conserva os sinais mais identificativos da sua memória, mantendo o fontanário e algumas árvores, e devolve a praça pública à fruição dos seus residentes e visitantes, afastando as viaturas a partir das 8 da noite. Saibam os proprietários dos edifícios que rodeiam o largo manter as suas fachadas, apesar de algumas alterações menos felizes nos finais dos anos 70 e princípos de 80.
Odeceixe, Verão 2005, © António Baeta Oliveira

Na noite de 27 choveu (situação ímpar neste prolongado tempo de seca) e todos procuraram abrigo sob os toldos, deixando o largo vazio.
Bati a foto a preto e branco para evidenciar os reflexos da iluminação pública. Aí está agora, mais visível, o fontanário que mencionei atrás, já sem a inestética companhia da cabine telefónica de outrora.

P.S.
Termino aqui esta série de posts sobre a minha semana de férias por Maria Vinagre e Odeceixe.
Amanhã trar-vos-ei um novo conto.

4 comentários:

Der@ disse...

Já passei muitos fins-de-semana em Odeceixe e digo, é um dos cantinhos mais bonitos do mundo (do pouco dele ainda) que conheço. Já lá não vou há uns 3 anos e fico contente em saber que houve melhorias. Fica então prometida uma visita a Odeceixe para matar saudades. Já agora, amigo António, vou linkar este exelente blog ao meu mui singelo e humilde.

Anónimo disse...

Deviam ser férias, deviam. Em Cadaqués já o foram noutro ano. É uma série que imaginei dos lugares onde estive, em férias ou não.

Obrigado pelos votos, o que conta é a intenção.

No meu caso, é para dizer que de boas intenções, ou seja, de merecidas férias está o Paraíso cheio, segundo a velha ideia - um claro instrumento de domínio - de que o que não gozámos neste mundo se gozaria no outro.

Um abraço

mdm disse...

E que deliciosos os posts! De abrir o apetite!

Unknown disse...

Praia de odeceixe uma das mais belas de portugal, proibido animais dia 1 de maio até dia 31 de outubro.
Atividades stand up padlle, canoas, kayaks nas aguas calmas do rio, no mar para os amantes de surf ou ate para aqueles que numca fizeram surf recomendo a escola de surf Water Element são excelentes profissionais =). a water element dispõe de nadadores salvadores 6 meses por ano na praia de odeceixe. pode alugar pranchas de surf e fatos neoprene diretamente do areal da praia de odeceixe.
Water-element Contact:
Tel: +351 917 348 441
Website: http://www.water-element.pt