quinta-feira, janeiro 05, 2006

Uma das muitas Lendas das Amendoeiras

O Diário de Notícias de ontem, a propósito de um passeio pela zona histórica de Lisboa, comentado pelo historiador Miguel Aguiar, sob a designação de O sexo (a política) e a cidade, publicou um artigo de Ana Pago, no qual, a determinada altura, se refere a Silves e à Lenda das Amendoeiras.

Transcrevo esse trecho e deixo-vos o link de acesso ao texto original.

  • (...)
    E acaba a falar de Silves e da lenda das amendoeiras em flor.
    "Tudo aconteceu quando o Algarve era reinado por Ibne Almundim, poderoso entre os poderosos reis mouros." Mas não imune à paixão. "Um dia, num grupo de prisioneiros de batalha, ele viu-a pela primeira vez Gilda, a princesa loura de olhos azuis, a Bela do Norte que desposou e libertou." E, todavia, ela definhava um pouco mais todos os dias, com saudades da neve que deixara para trás. "Ibne Almundim percebeu que acabaria por perder Gilda e plantou no reino centenas de amendoeiras, que, na Primavera, rebentavam em flores brancas que substituíam a neve das terras nórdicas", conta o historiador. "E viveram felizes para sempre."
    (...)


P.S.
Não posso deixar de me referir a um outro post que há algum tempo aqui deixei sobre a Lenda das Amendoeiras. (basta clicar)

3 comentários:

musalia disse...

só conheço esta...

Unknown disse...

Musália
O tema base, a neve e a flor da amendoeira é sempre o mesmo, agora os protagonistas, os locais, as histórias em torno da história, essa mudam imenso.
Porventura clicaste no link do P.S.? Terias outro protagonista. Ora experimenta!

Carla disse...

Bom fim de semana.
Bjx