quarta-feira, março 18, 2009

Curiosidades (cont.)

É de facto muito fácil identificar na foto a cidade de Jerusalém, vista a partir do Monte das Oliveiras. E o edifício da cúpula de ouro é sobejamente conhecido.

Sabemos todos que se trata de uma mesquita e já todos ouvimos falar da maior mesquita de Jerusalém, com capacidade para receber cerca de 5 mil pessoas, como o terceiro lugar mais sagrado para o islão, depois de Meca e Medina.
Alguns saberão que essa enorme mesquita foi construída no local onde a tradição conta que Maomé teria subido ao céu e conversado com Moisés e outros profetas, antes de se juntar a Deus.
Saibam também que milhões de muçulmanos por todo o mundo possuem em suas casas, em lugar de destaque, aquela ou semelhante fotografia de Jerusalém.

Mas a grande curiosidade não é essa; a real curiosidade reside no facto de que a mesquita que quase todos julgam ser aquela, eu incluído, não é a da fotografia de Jerusalém. A da fotografia é a Cúpula da Rocha e a mesquita que descrevi atrás, a maior de Jerusalém, a que muitos muçulmanos evocam quando olham uma foto como a do meu último post, é a grande mesquita Al-Aqsa, abaixo na foto, com uma cúpula de prata.

Mesquita Al-Aqsa, foto copiada a partir da Wikipédia

(Continua no próximo post)

1 comentário:

FragaSilva disse...

Malandrice :)