sábado, outubro 15, 2005

O voo das cegonhas negras


Flying over Natura 2000

O mapa mostra a posição da cegonha negra, de nome Espartero, cujo voo migratório se iniciou em Salamanca, passou a Portugal (após muita hesitação) e seguiu junto à fronteira para lá de Castelo Branco. Cruzou o Tejo regressando a Espanha, que percorreu em direcção a Marrocos sobre o Estreito de Gibraltar. Sobrevoou o Saara por Marrocos, Argélia e Mauritânia, inflectindo então em direcção ao Mali, atravessando o Níger, o Nordeste da Nigéria e o Chad, onde se encontra agora, na localização que o mapa regista.

Além do Espartero, macho, encontra-se também sob observação a Esperanza, fêmea, que partindo de Ávila se dirigiu para o Senegal.

Pode acompanhar estes voos, que me foram sugeridos pela World Wildlife Fund espanhola (wwf.es), clicando no mapa acima, disponibilizado por "Flying Over Natura 2000", um projecto da Comunidade Europeia que pretende divulgar a importância da "Rede Natura 2000", consciencializando-nos sobre o património natural europeu.

Pode ainda informar-se sobre cegonhas negras na Costa Vicentina, inteirar-se da riqueza do património natural desta região e perguntar-se, como me aconteceu, porque razão teria Portugal ficado fora deste projecto, que envolve tantos países europeus.
Eu vou tentar saber porquê. Se alguém souber pode contactar-me.
Fique ainda com um mapa de localização dos sítios demarcados, em Portugal, pela Rede Natura 2000.

Sem comentários: