quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Ballet na Second Life (SL)

Surpreendente e inédito, são os dois adjectivos que escolho para qualificar esta original experiência de tentar reproduzir virtualmente a beleza do expressivo movimento do bailado.

Ballet Olmannen na SL, 1º actoSó um trabalho de experientes profissionais conseguiria erguer este belo cenário de neve (1º acto) e orientar os movimentos dos bailarinos em cena, alguns deles também profissionais na vida real.

É um pouco maior esta imagem do 2º acto...

Ballet Olmannen na SL, 2º acto

... exactamente porque quero fazer notar a excelente coordenação do movimento das duas bailarinas em cena, em segundo plano, para vos solicitar um pequeno esforço para imaginar o significativo número de horas de trabalho que poderão estar na base da execução de um simples movimento como este.

Olmannen - título do ballet - é um trabalho original de Inarra Saarinnen, que escreveu, coreografou e dirigiu este primeiro Ballet na SL.

Ballet Olmannen na SL, 3º acto
Alazarin Mondrian, compôs os belos e intensos trechos musicais que são o suporte do trabalho dos intérpretes, mas que não posso aqui reproduzir.

Esta imagem do 3º acto foi obtida já na parte final, com os artistas em pose de agradecimento, a que se seguiu uma fase de comentários e de satisfação dos pedidos de esclarecimento do público, numa interacção muito enriquecedora para a compreensão do esforço e da experiência profissional necessários para erguer esta obra que aqui tenho o privilégio de divulgar.

Notas:
- Second Life é um ambiente virtual, acessível na Internet em www.secondlife.com e que conta já mais de 4 milhões de utilizadores.
- Uma anterior referência a Second Life já aqui foi colocada neste blog, em - Uma vida virtual com gente real
- Para quem frequenta a SL aqui deixo o endereço do Second Life Ballet Theater - Quat (45, 19, 108)
- Uma última nota para o site do Ballet - www.slballet.org - e para a música de Alazarin Mondrian, o compositor de Olmannen.

Sem comentários: