segunda-feira, março 29, 2004

Alinhamento de planetas


Assim esteve ontem, pelas 20h50, o céu de Silves: Mercúrio, Vénus, Marte, a Lua como que afastando Saturno do alinhamento, e Júpiter. Mercúrio deixou de se ver algum tempo depois.
Esta situação prolongar-se-á por algum tempo, mas deixará muito em breve de ser visível a olho nu, devido à luz do sol, que desde o equinócio afirma, com insistente vontade, a sua intenção de permanecer connosco mais tempo, diminuindo o período nocturno, prolongando o dia, até ao próximo solstício. Ontem, a alteração horária, avançando uma hora ao relógio, vincou aquela afirmação solar.
A imagem foi obtida a partir de Skyviewcafe.com e eu avistei aquela situação a partir do pátio interior do Edifício RACAL, pouco antes de entrar em cena para mais uma representação de AMADO MONSTRO, que se interrompe, para regressar nos próximos dias 1, 2 e 3 de Abril.

P.S. Sinceramente! Tinha escrito este post antes das 20h50 para que, quando chegasse a casa, o publicasse e não perdesse tempo a deitar-me. O tempo chuvoso, tempestuoso e inevitavelmenete nublado, ocultando os astros, alterou-me os planos, obrigando-me a pedir desculpa pelo que veio a tornar-se uma mentira, agora corrigida com este post scriptum. É, no entanto, importante que refira que já antes tinha avistado, a olho nu, este alinhamento dos planetas, se bem que com a Lua noutra posição.

Sem comentários: