segunda-feira, setembro 02, 2013

Alcantarilha - memórias de infância







Vou abrir uma janela de saudade sobre o local onde fiz os primeiros amigos.

 
Sabeis de que falo.
 
Daqueles que ficam amigos para sempre, e com quem nos entendemos como se o tempo não tivesse passado sobre nós.




Encontrei o Toninho Patrício há uns dias atrás. Disse que me acompanha no Facebook e lastimou que as minha fotos fossem só de Silves, cidade. (Alcantarilha é freguesia do concelho de Silves).

               - Nem uma foto de Alcantarilha, pá!

Se eu fechasse agora os olhos e viajasse até à minha infância, nos anos 50 do século passado, depararia com a 'nha rua numa tarde de outono, com o sol a declinar.














 
A minha Alcantarilha é outonal e tem a luz de fim do dia, ao toque das Trindades, a hora de regressar a casa sob pena de algum castigo. E a Igreja fica ali, bem perto, dominante, e o Zezinho Sacristão não falha na sua pontualidade, como aprendeu desde miúdo com o Padre Montes, severo, como o guardo na memória.

Há uns meses atrás faleceu o Torquato da Luz, o primeiro dos mais chegados a partir, e foi ocasião para trocarmos alguns emails e nos encontrarmos em hora triste. Lá abracei o Zezinho (da Beatriz Moira) e o Manuel Jacinto. Recordei rostos antigos e amigos; trocámos cumprimentos e olhares. Não era dia para conversa, mas dia para rememorar, cá para dentro.
 
 
(Tem continuação)

_______________

NOTA: Se ao passardes com o rato sobre as fotos aparecer uma "mãozinha", podeis clicar com o botão esquerdo e a foto aparecerá ampliada.
Com um clique na cruz, no canto superior direito, estareis de regresso a esta página.




4 comentários:

souheasttop disse...

Antonio eu nao estou bem a ver quem es contudo o Nome Rings the Bell como por ca se diz.
Eu sou o Ze Antonio Inacio Primo do Antonio Patricio e do Manuel Jacinto.
Possivelmente andanos na Escola Primaria juntos debaixo da D.Maria Luiza ou da D.Marilia Carrusca de Pera sobrinha do Padre Carrusca.
Edenteficai-me imediatamente com o que dizes do Padre Montes e do Ze Sacristao figura incriveis e tipicas do nosso tempo e do tocar dos Sinos ao nascer do Dia e das Trindades, bem como o levanter da Hostia ao meio da Missa outras figuras tipicas como O Antinio Burrinha e outros o Ze Estevao o meu Tio o Dominginhos do Prior e seu filho meu Priomo Antonio que tinham uma Carpitaria no largo da Carneira.
E com bastante prazer que gostaria de fazer parte deste teu Blog.
Era era tambem um Grande Amigo do Torcato da Luz que ja nao esta ca comnosco, bem como do Antonio do Cramo e do ferando seu Irmao, Bem como do Luis do Antonio do Dominginhos e outros um Abraco ate Breve
Jose Antonio Inacio Cairns Qld Australia

Unknown disse...

Obrigado por teres partilhado as tuas memórias. Não sou capaz de lá chegar pelo teu nome e pela escola primária também não chegarás a mim já que frequentei a escola primária de Pera, com o meu pai. Daí que eu só conheça Alcantarilha da parte da tarde. :)
Se te recordas do meu irmão Fernando é porque és bem mais novo que eu e a isso acrescenta-se a situação de eu ter saído de Alcantarilha para Silves, a estudar no colégio, antes ainda da minha família ter passado a morar em Silves; já eu andava no 2º do Ciclo.
Um abraço, daqui até à Austrália.

souheasttop disse...

Obrigado Antonio ate Breve
Eu sou dos Penisgas e Inacio de Alcantarilha,bem com parentes em Pera, os Oliveira e os Goncalves sao meus parentes
Sou sobrinho neto do Domingos Inacio da Rua das Palmeiras e do Ze Inacio bem como do Constantino Inacio

Unknown disse...

Eu saí daí com 10 anos. Era uma criança. O que recordo são os amigos, a ambiência, e entre os mais velhos só o das relações próximas.
Outro abraço e vai comentando. Quinta-feira terei um novo episódio.