sexta-feira, outubro 17, 2003

O APARTE/Racal Clube

APARTE/Racal Clube, Silves
Ainda não tinha tido ensejo de vos falar do APARTE.

Com diversos tipos de experiência, em variadas formas de expressão, um grupo de silvenses resolveu, o ano passado, sensivelmente por esta mesma época do ano, unir esforços em torno da animação cultural.
O Racal Clube, associação local que a seu tempo ganhou alguma notoriedade com a realização do Rallye do Algarve e, mais tarde, com a organização do Congresso do Algarve, mantinha inactiva uma ampla sala no rés-do-chão da sua sede, no Edifício Racal.
Propôs este grupo de amigos a utilização daquele espaço para um projecto, a desenvolver nas vertentes da produção, da formação e da dinamização culturais, na perspectiva da formação artística das pessoas que viéssemos a envolver, na dinamização de iniciativas artísticas e culturais e na divulgação de produções de outros intervenientes.
Ao longo de cerca de nove meses de trabalho (último trimestre de 2002 e dois primeiros trimestres de 2003) houve lugar à formação, produção e dinamização na área do teatro, assim como recebemos produções do Ideias do Levante e do Sin-Cera, Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.
Produziram-se duas Batidas Fotográficas e consequentes exposições, no Outono e na Primavera, com a realização de uma conferência sobre "Fotografia e Estética".
Houve lugar à música, à poesia e ao conto, ao cinema, com um ciclo sobre Jim Jarmusch, exposições de artes plásticas com um convite a alguns alunos de artes e recebemos jovens que, pela primeira vez, se nos propuseram expor.

Hoje à noite retomaremos a actividade, abrindo o espaço APARTE às sextas à noite, no que designámos como Sextas APARTE, apresentando um excerto significativo do prestigiado 29º Salão de Arte Fotográfica do Algarve, uma organização do Racal Clube. Haverá lugar a uma breve animação em torno do que chamámos Inauguração da Placa, com a presença do Secretário do Estado a que isto chegou.

Será o pontapé de saída para mais três trimestres de actividade, que ambicionamos venham a ser mais profícuos ainda do que o que conseguimos o ano passado.

Aqui fica o convite para uma visita, às Sextas, ou para uma proposta de iniciativa(s), que apreciaremos com o maior gosto.


Sem comentários: