terça-feira, agosto 05, 2003

As "canículas" de Agosto

As "canículas" de Agosto são uma intromissão nas canículas, em Agosto.

Vou tentar esclarecer aquela ambígua e confusa afirmação.

As "canículas" de Agosto são uma tradição popular, oral, creio que do Sul do país, que defende a ideia de que o clima dos primeiros dias do mês de Agosto prediz o clima dos meses do próximo ano.
Segundo tal tradição, o 1º dia de Agosto não entra nesta contagem (o 1º dia tira o Agosto para ele, diz-se).
O passado dia 2 de Agosto teria assim indicado como virá a ser o próximo mês de Janeiro. Curiosamente, enquanto o 1º de Agosto foi uma canícula (dia muito quente), já o dia 2 amanheceu com alguma nebulosidade e apresentou uma noite mais fresca, mais agradável. Teremos assim um Janeiro húmido e com algum frio.

O dia 3 de Agosto aponta para um mês de Fevereiro bem mais húmido e fresco, com manhãs de nevoeiro.

O dia 4, com menos humidade do que Fevereiro e mesmo do que Janeiro, será no entanto bastante ventoso (que o digam as minhas pernas, a pedalar contra o vento, no habitual passeio matinal.).

O dia 5, que mal começou à hora a que envio este post, deverá apresentar-se como um dia de Primavera, um dia de Abril, se bem que a voz popular também afirme que "em Abril, águas mil".

Assim seguirão as predições até ao dia 13 de Agosto, que equivale ao mês de Dezembro do próximo ano.

Há locais em que a apreciação das "canículas" se faz através de doze punhados de sal, previamente dispostos nas beirais do telhado, onde as alterações provocadas pela humidade serão bem mais evidentes.

Se a tradição popular das "canículas" se confirmar, assistiremos, conforme dizia no início do texto, a intromissões de tempo fresco nas canículas (tempo quente), em Agosto.

Cumprir-se-á a tradição?!

Sem comentários: