quinta-feira, agosto 07, 2003

O Palácio Almoada da Alcáçova de Silves

Como tinha que me deslocar a Faro e estava convencido de que ontem tinha tido lugar a inauguração da nova exposição do Museu Nacional de Arqueologia - "Tavira, Território e Poder" - prolonguei a viagem até Tavira.
Não sei se foi porque achei que a inauguração desta exposição, nesta época do ano, sobre Tavira, seria em Tavira, ou se foi a minha grande vontade de que assim fosse, o facto é que estava mesmo convencido, e por esse motivo já tinha comentado elogiosamente a atitude do Director do Museu, Dr. Luís Raposo, junto de um amigo meu.

Levei com a "porta na cara", mas uma funcionária do Palácio da Galeria garantiu-me que estava prevista a deslocação da exposição até Tavira.

Se este comentário vier a incentivar a sua curiosidade, deixe-me que lhe diga que, uma outra exposição relacionada com o Algarve está neste momento ainda em Lisboa. Trata-se de "Um Mergulho na História: arqueologia subaquática no rio Arade".

E foi por esta desilusão que escrevi este comentário? Não.
Foi porque fiquei cheio de mágoa ao saber da deslocação das exposições que atrás refiro a Tavira e a Portimão e não ter tido a oportunidade de ter visto em Silves, uma outra exposição sobre Silves, que permitiria ter "enchido os olhos" aos meus conterrâneos, como se encheram os meus olhos em Lisboa.
Teria ainda permitido dar a conhecer a alguns cépticos das escavações, o verdadeiro tesouro arqueológico que se esconde sob as paredes toscas de pedra, oculto aos olhos dos que não sabem ou não querem ver.




A figura é uma reprodução da reconstituição do Palácio Almoada da Alcáçova de Silves, a partir das escavações arqueológicas que ali tiveram lugar, conduzidas por Rosa e Mário Varela Gomes, cujo processo de interpretação e musealização está previsto no "POLIS de Silves".

Clicando na frase em sublinhado será remetido para uma página de Internet sobre o Palácio Almoada da Alcáçova de Silves, onde terá acesso a texto e imagens interpretativos das referidas escavações.
A página faz parte integrante de um site mais amplo, o Guia da Cidade de Silves.

Assim dou um pouco de satisfação à minha mágoa, trazendo um pouco dessa exposição junto destes meus novos leitores bloguistas.

Sem comentários: