terça-feira, agosto 19, 2003

Interrogações que compartilho

Curioso!
Esta semana, nos blogs, por duas vezes, encontrei interrogações que me coloco, que também partilho em conversas e que me apetece propor em resposta a desabafos e contrariedades que por aí vou ouvindo.
Possivelmente os seus autores não as terão escrito como eu as entendi, nem eu partilho por inteiro todas as suas afirmações, mas que correspondem a interrogações das que mais me preocupam, é verdade.

".. o dinheiro, a ganância, a sede do poder..." são frases que servem frequentemente para concluir sobre a fome, a miséria, a guerra, o desemprego..., para encontrar culpados e ainda para justificar algumas soluções radicais de alteração de regime, como se vivéssemos sozinhos no mundo, no nosso pequeno mundo das amizades e dos conhecimentos pessoais e tivésssemos a certeza sobre as nossa dúvidas.

Em A Sombra, post de 16 de Agosto, com o título "A expansão da loucura", destaco esta pergunta de Rui Semblano, que me ocorre tantas vezes:
"(... / ...) Alguém duvidará que os meios para erradicar a fome, a doença e a miséria no Terceiro Mundo já existem há décadas?
Esses meios não são aplicados porque nós, os afortunados que vivem no mundo desenvolvido, dito 'civilizado', dependemos da manutenção do Terceiro Mundo tal como é hoje para mantermos o nosso nível de vida. Aproximar (já nem digo igualar) estes dois mundos, equivaleria a prescindir de 90% dos nossos actuais benefícios - e estou a ser simpático, deixando-nos ainda 10% dos mesmos.
Alguém, no seu perfeito juízo, abdicará desses benefícios? (... / ...)"


Como se trata de uma transcrição, é sempre aconselhável que seja lida na íntegra, o que pode fazer através do link que se encontra no seu início.
Aconselho vivamente a sua leitura integral, pois trata-se de um texto mais vasto e bem polémico.

Deixarei para amanhã a segunda interrogação, pois a extensão do texto justifica que assim proceda.

Sem comentários: