sexta-feira, julho 23, 2004

O repouso do blog

Vou de férias!
Vou em busca de mais memórias da civilização do Al-Ândalus, que a Lua, em cima, pretende simbolizar. Vou até Marrocos, num curso de verão que me é proporcionado pela Fundação Al-Idrisi, conhecer, mais de perto, os testemunhos ainda vivos desses antepassados que habitaram antes esta terra a que hoje chamo minha e cuja herança convive comigo, todos os dias, na arquitectura, na poesia e até na tonalidade da minha pele.
Regressarei lá para meados de Agosto.
Deixo-vos com esta evocação de Silves, que o Helder Raimundo generosa e simpaticamente me ofereceu.

  • SILVES

    Olho o que resta do rio,
    ao fundo do vale,
    correndo entre os canaviais que o escondem,
    como se fosse um encantamento de sede.
    E recordo
    as belas palavras do poeta árabe Ibn ' Ammar,
    fazendo deslizar, suavemente, os seus poemas
    entre o castelo, a praça e o rio Arade.
    Breve instante,
    a miríade gasosa de acidez da laranja baía,
    convoca-me os dedos e os lábios para o seu amargo sabor doce,
    entre as argilas barrentas do rio, as enguias caracoleantes e os rouxinóis.
    Que saudades, de subir as íngremes histórias da cidade,
    sentindo a frescura dos laranjais e as vozes dos poetas de Silves.

              Fevereiro de 2004
              Um abraço do Helder F. Raimundo


P.S. Se, por acaso, tiver acessso à Internet, poderei, assim, graças ao Helder, matar saudades da minha terra.
Obrigado, Helder!


9 comentários:

Anónimo disse...

Eu é que agradeço, António! Boas férias entre os irmãos...
Um abraço do Helder.

Anónimo disse...

Ai que inveja... também queria!
:-) Boas férias!

Anónimo disse...

Ai ganda MALUKO, boas férias e fica bem. Uma beijoka do vascuuuuuusssss

Anónimo disse...

Não conheço as terras dos nossos antepassados... por enquanto...
Um abraço e boas férias!...

Anónimo disse...

Boas férias, emtão.E aprenda mais coisas para nos dar a conhecer.Um abraço

Unknown disse...

De Xauen saudo-vos, enviando um grande abraco. Ate' breve.

Anónimo disse...

Amigo: Estive num curso em La Rochelle onde conheci 12 amigos de MArrocos.
Gostei muito de os ter conhecido e vi como tão próximos estão de nós.
Visitarei mais esta página porque estou interessado em novas saber.

Anónimo disse...

Então, essas férias?

Templar disse...

Bem, boas férias professor.
Não faça muitas contas.