terça-feira, março 15, 2005

Uma imagem do universo por dia

Já que estou numa onda científica, deixai-me dizer-vos que a fotografia abaixo, que podeis ver ampliada ao clicar na imagem, revela uma enorme cratera na superfície de Mimas, uma das mais pequenas luas de Saturno.


Além da imagem, há informação de algum detalhe sobre o seu conteúdo e interesse científico e, todos os dias, este site da NASA apresenta uma nova fotografia comentada (a que vos mostro, data de 8 de Março deste ano).

O projecto, designado APOD (Astronomy Picture of the Day), pode ser acedido através do site original (clique aqui) e, até há bem pouco tempo, em língua portuguesa (aqui) (o site em língua portuguesa é brasileiro e eu continuo regularmente a visitá-lo, na esperança de voltar a vê-lo de novo activo). Para quem preferir o castelhano ao inglês, ainda vos remeto para este local (um serviço prestado a partir da Nicarágua e que oferece a possibilidade de enviar a amigos, colocar no desktop e até no blog ou em qualquer lugar da web).

P.S.
Encontrei estas ligações via A Aba de Heisenberg e, através de Alerta Amarelo, descobri uma maneira de contribuir para parar o aquecimento global, ampliar o período diurno e criar um clima mais homogéneo em todo o planeta. Ora vejam! (eu já me inscrevi e você, porque espera? ;-) )

2 comentários:

Afonso Henriques disse...

É de facto extraordinária essa história do Grande Salto.
Cumprimentos,

Asulado disse...

Também já me inscrevi!