segunda-feira, julho 14, 2003

O fim do "bunker"

A rua Bernardo Marques (Bernardo Marques (1898-1962), ilustrador, grafista, cenógrafo, figurinista, decorador e paisagista, nascido em Silves), era uma rua amputada.

O edifício que ali foi construído, por finais dos anos 70, de forma maciça e fechada e uma exagerada volumetria em relação ao local, servindo o Racal Clube (nunca percebi bem porquê, nem para quê), amputava visualmente esta rua, impedindo a visão do seu troço superior. Este sábado, essa horrorosa construção viu finalmente chegar o fim dos seus dias.

Edifício de má memória, pela sua evidente e notória má plastia, terá servido já de "mau" exemplo a outro que se construiu na sua frente, propriedade do Banco Pinto & Sotto Mayor, que parece ter copiado a volumetria e algo do traçado daquele horrível "bunker", como era denominado, dada a sua semelhança com as construções militares da Linha Maginot, em tempos da II Guerra Mundial, tão divulgadas pela filmografia de guerra.

© Carvoeiro.com



Fotografia de 1969, anterior à construção do "bunker", existente, entre outras de Silves, na galeria de Carvoeiro.com, a quem agradecemos.




Vi, já faz algum tempo, uma planta que permitia reconhecer a melhoria que seria introduzida neste local, com a supressão do "bunker". O ajardinamento, as escadarias laterais, o que me pareceu ser a leveza dos candeeiros públicos de iluminação, mas, sobretudo, o espaço, a amplidão do olhar, o simples pormenor de ver a rua toda, desanuviada, e a substancial melhoria de uma zona da cidade, que teve aqui a sua rua principal, onde imperava o saudoso café "Havaneza", e que neste últimos anos se vinha degradando aceleradamente.

Espero que a planta que em tempos observei não tenha sido alterada significativamente e se o foi, que tivesse sido para melhor. Faço votos de uma rápida intervenção!

Uma palavra de reconhecimento ainda, que não tem de todo a ver com a nota acima, a Bloco-Notas, que referenciou no seu site a existência deste modesto blog.
Obrigado!


Sem comentários: