terça-feira, setembro 09, 2003

Relações Transatlânticas

Vital Moreira em artigo do Público de hoje, Nós, Os Europeus, a propósito de uma sondagem de opinião sobre as relações transatlânticas e as concepções que os europeus têm dos norte-americanos e vice-versa, refere como um dos resultados mais significativos dessa sondagem:
  • "Particularmente expressiva é a atitude em relação a Israel. Para os norte-americanos, Israel figura entre os cinco países mais estimados (ainda assim em último lugar) e os palestinianos são considerados os menos estimados, ao passo que para cinco dos sete países europeus em causa Israel figura à cabeça dos países menos estimados, à frente da Arábia Saudita, da Síria, da Coreia do Norte e do Irão. O mau nome de Israel na opinião pública europeia, enquanto é filho dilecto da opinião pública norte-americana, é seguramente um dos traços mais significativos deste inquérito."

O artigo acima citado que , mais uma vez, me foi sugerido por Bloguítica Nacional a par de um outro de Teresa de Sousa, curiosamente não contraria o que eu já pensava sobre este assunto, mas a sua confirmação numa sondagem produzida por uma entidade que conta com o apoio, em Portugal, da Fundação Luso-Americana, confere-lhe credibilidade.

(Esta entrada foi corrigida porque neste mesmo local figurava uma afirmação que deveria constar de um comentário de resposta ao post de ontem e que inadvertidamente veio aqui parar. O meu pedido de desculpas a quem ficou "baralhado").

Sem comentários: