segunda-feira, setembro 29, 2003

Outra silvense na poesia


As-Silbia (sécs. XII-XIII) foi a primeira mulher muçulmana, ao tempo do Al-Ândalus, que divulguei neste meu blog. Também na transicção dos séculos, como todos os que hoje me lêem, há uma outra mulher nascida em Silves - Maryam Al-Ansari (sécs. X-XI) - que se tornou famosa pela sua poesia e pelo ensino de literatura a outras mulheres.

É de Maryam al-Ansari o poema que vos ofereço hoje.


  • QUEM EXCEDERÁ tua bondade
    Ao dares-me aquilo que te não pedi,
    Um colar de pérolas para a minha vaidade.
    Como hei-de expressar gratidão por ti?

    Por este dom eu fico orgulhosa
    E sou, entre todas, a mais leda.
    Ó esplêndida alma generosa
    Torrente de rio e frágil fio de seda.


ALVES, Adalberto
O meu coração é árabe
Assírio & Alvim, Lisboa 1987

Sem comentários: