História de Silves - 6
Os Portugueses
Portugueses e Cruzados, sob o comando de D. Sancho I, tomaram Silves no dia 3 de Setembro de 1189. A cidade caiu, novamente, em poder dos Almoadas, em 1191, sendo reconquistada em 1248, graças à acção de D. Paio Peres Correia.
Os inícios de edificação da Sé, poderá remontar aos finais do séc. XIII ou aos inícios do séc. XIV e, segundo a tradição ocupa o local onde se erguia a Mesquita Maior. É um amplo templo com três naves, de estilo gótico, reedificado em meados do séc. XV, mas com campanhas de obras do reinado de D. Manuel e posteriores. Ali se guarda a sepultura onde, durante quatro anos, repousou o corpo de D. João II, assim como túmulos dos seus bispos.
sexta-feira, setembro 15, 2006
A História de Silves em Medalhas (VII)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Continuo a ler com respeito e admiração. Bfs
"Respeito e admiração"; palavras fortes, Helena, venerandas.
Já todos os silvenses sentissem assim a sua terra!
Um abraço.
CARO TÓY !
APRENDENDO ...APRENDENDO VOU !
UM ABRAÇO E BFDS.
JOÃO CARREIRA
De passagem e a correr para te desejar um bom fim de semana
beijinhos
Um abraço, João e Nadir.
Não conheço "in loco" a Sé de Silves, mas tomei contacto com ela atravéz do número monográfico da revista MONUMENTOS da DGEMN. Particularmente interessante a epigrafia portuguesa.
Abraço
Joaquim
Joaquim
Conheço bem a Sé, como é óbvio, mas conheço ainda a revista a que te referes. Sobre a epigrafia há também um outro trabalho, que esse a que te referes vem complementar, de um investigador local.
Agradeço o teu comentário.
Um abraço.
Enviar um comentário