quinta-feira, setembro 07, 2006

A História de Silves em Medalhas (III)

  • História de Silves - 2
    Idade do Ferro

    No Calcolítico e na Idade do Bronze foram explorados jazigos de cobre na área do Concelho de Silves. A este último período pertencem numerosas necrópoles da denominada Cultura do Bronze do Sudoeste. Posteriormente, na Idade do Ferro (sécs. VIII-V a. C.), intensificaram-se os contactos com o Mediterrâneo Oriental e é introduzida na região, a escrita, a roda de oleiro e o fabrico de objectos de ferro. No Cerro da Rocha Branca, junto a Silves, estabeleceu-se uma feitoria fenícia, que se há-de desenvolver na II Idade do Ferro, sob a influência púnica (sécs. IV-II a.C.).


5 comentários:

hfm disse...

Estou seguindo com interesse.
Um abraço

Unknown disse...

Obrigado pela tua inexcedível atenção.

Marco António I. Santos disse...

Muito obrigado por disponibilizar imagens destas medalhas António. Se para além destas medalhas e pouco mais, a Região de Turismo do Algarve e a Autarquia fizessem uma eficaz divulgação da presença humana nos vários períodos da Pré-história e história no Concelho de Silves todos ficaríamos a ganhar. Pode ser que seja um começo...

Unknown disse...

Começo, Marco?! Estas medalhas têm quase vinte anos.

Marco António I. Santos disse...

Bem, vistas as coisas deste modo nem sei o que dizer... Não sei onde é que tinha a cabeça, é claro que as comemorações do 8º centenário da nacionalidade portuguesa da cidade foram à quase 20 anos. Sendo assim foi um começo que tem vindo a ser adiado e possivelmente, para nossa infelicidade, ainda continuará por tempo indeterminado.