terça-feira, setembro 05, 2006

A História de Silves em Medalhas

Por ocasião das Comemorações do 8º Centenário de Nacionalidade Portuguesa, assim se designava o que esta administração chama agora de "Conquista de Silves aos Mouros", foi editada uma colecção de 12 medalhas, para 12 diferentes períodos da história local, onde cada uma delas, além de testemunhos relativos a cada um desses períodos, cunhados na face, traz, no verso, um pequeno resumo da História da Cidade.

Tentando combater um pouco esta visão redutora da nossa História, que a confina à presença portuguesa, e que a grande maioria dos silvenses desconhece, pois não integra o currículo escolar, fotografei cada uma dessas medalhas e vou divulgá-las aqui, uma a uma, numa sequência de edição de três vezes por semana, ao longo de quatro semanas deste mês de Setembro - o mês em que a população de Silves, em 1189, ficou pela primeira vez sob administração portuguesa.
A tomada desta praça foi de uma tal importância para a coroa portuguesa, dado o prestígio de Silves à época, que D. Sancho I passou a usar o título de Rei de Portugal, Silves e Algarve.
A importância desta cidade para a administração islâmica ficou provada com a retoma da cidade em 1191, dois anos depois, permanecendo sob o seu poder por mais de meio século, até que Afonso III, em 1248, a voltou a incorporar no seu Reino de Portugal.

Sem comentários: