terça-feira, outubro 24, 2006

Arade... o futuro por este rio acima

 Conferência sobre o Arade, Outubro 2006, foto com telemóvel, © António Baeta Oliveira

O título e a fotografia referem-se a uma Conferência que teve lugar em Silves na passada sexta-feira, na Fissul, sob o patrocínio da CCDRAlg (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve). Como o que aqui escrevo não se trata de jornalismo, permito-me sintetisar o que se passou ao longo de aproximadamente quatro horas de comunicações e debate, emitindo a minha opinião.
Os responsáveis pela CCDRAlg e os representantes das empresas que se configuram na Agência Arade têm um real e efectivo interesse nas enormes potencialidades da bacia hidrográfica do Arade.
O que fiquei a entender é que, apesar de todos os louvores e declarações de que o Rio Arade e a sua navegabilidade são "a pedra de toque" de toda esta questão, nada irá acontecer por aqui antes que o porto de recreio de Portimão inicie e conclua as adaptações que lhe permitam ancorar as frotas de paquetes de grande turismo. Esta irá ser a grande e primeira prioridade

Um dia, no futuro, avançar-se-á por este rio acima (os interesses em presença nesta conferência atestam esta garantia), mas a animosidade revelada perante as reservas levantadas pelos ambientalistas e as atitudes abusivas de que vimos tomando conhecimento em recentes construções turísticas na nossa região, deixam a desejar pelo futuro deste rio.

Francamente, o meu maior desejo era o de que eu estivesse mesmo muito enganado.

4 comentários:

Torquato da Luz disse...

Infelizmente, Toy, acho que não estás mesmo nada enganado.

Al.Jib/Gabriela R. Martins disse...

e eu ,infelizmente ,também.

Anónimo disse...

CARO TÓY!
TB. EU...
COMO DIRIA O POETA : "QUE ESPERAS, SER CONFUSO E INDECISO...???" E BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ !... ... ...
BFDS .UM ABRAÇO !
JOÃO CARREIRA

Unknown disse...

Torquato, Gabriela e João.
Um abraço amigo.