quarta-feira, outubro 04, 2006

Os Dias que nem sequer contam (II)

(Continuação do post anterior)

Solo de contrabaixo e Orquestra do Algarve, Portimão, Setembro 2006, © António Baeta Oliveira
Solo de contrabaixo e Orquestra do Algarve

O meu avô materno, em meados do séc. XIX, antes ainda da existência da actual Banda, mais precisamente na Banda de Gregório Mascarenhas, tocava requinta (clarinete em mi bemol; o mais agudo dos clarinetes). Minha mãe contava, a propósito do velho rádio da família, que eu conheci de perto, que o meu avô o comprou com a intenção de ouvir os grandes concertos das grandes orquestras, a que se dedicava, demoradamente, no silêncio da sua sala.
Sem a existência daquela Banda, onde se iniciou nas primeiras notas, o meu avô nunca teria tido oportunidade de se interessar e vir a apreciar os "grandes concertos das grandes orquestras".
Quantas gerações de dedicados músicos não terão já passado por estas velhas escolas de música?!
Silves, no início do séc. XX, além de duas bandas que vieram a fundir-se na actual Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, possuía uma orquestra, a Orquestra Freire, com cerca de 30 violinos. Nesse tempo havia imprensa de opinião, livrarias e bibliotecas, lia-se e comentava-se; havia perspectivas e preocupações culturais, como hoje não se vislumbram. As novas gerações saem das escolas e das universidades sem horizontes intelectuais, sem preocupações de ordem cultural.
Parece que regredimos culturalmente; o progresso cultural não acompanhou o progresso económico.
Apetece-me comentar, como se comentava outro dia, numa conversa entre amigos: "Vai sendo tempo de nos deixarmos de queixar do obscurantismo salazarista. Dentro de poucos anos, o pós-25 de Abril será tão velho como o salazarismo."

Quantos, hoje em dia, não se viram privados de prosseguir estudos musicais ou optar por outro instrumento, que não um instrumento de sopro ou de percussão?!
Portimão criou uma Academia de Música, na dependência pedagógica da Academia de Lagos. Hoje é já uma Academia autónoma. Lagoa percorre o mesmo caminho. E Silves?
Os silvenses estarão condenados a esta desigualdade de oportunidades em relação aos seus vizinhos mais próximos?
Falo de música, mas o mesmo poderia ser dito no que se refere à inexistência de estruturas profissionais nas restantes áreas de expressão: no teatro, na dança, nas artes plásticas...
Sei que estas estruturas não se criam de um dia para o outro, mas sei também que já se perderam oportunidades que não podem continuar a perder-se, por incúria ou ignorância.

É tempo de mudar de política!

7 comentários:

Anónimo disse...

um...

´´´´´´ ¸.•“´..--^--..`“•.¸
´´´´´´)______Beijo______(
´´´´´´ `“•.¸.______.¸.•“´

Lord of Erewhon disse...

Claro que sim, de política e quiçá de regime!

Viva a Monarquia!

Abraço!

Klatuu o embuçado disse...

Viva El Rey!
... e as orquestas! ;)

Carla disse...

_____BOM__FIM DE__SEMANA!
_____LET__THE__SUN__SHINE
______IN___YOUR___SMILE___
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________

hfm disse...

Estou sem computador, está no hospital, por isso passei apenas para agradecer teres-te lembrado do aniversário da Cabotagem. Um abraço e até breve, assim espero.

bettips disse...

Deixo-te um abraço e a minha pena. Por todo um horizonte português onde cultura é olhada de lado. E a música. E tudo o que nos livre do ecran onde nos querem p(l)asmados. Vou passando, auscultando o sentir dessa terra esquecida. Nós e vós, os anónimos, felizmente aqui podemos ser Alma Com Voz!

Anónimo disse...

CARO TÓY !
TU ÉS DE FORÇA ,PÁ! QUERES TUDO ! NÃO TE CHEGARÁ ESTE FABULOSO ACORDO COM O MIT ,QUE O N/ BOM SÓCRATES PROMOVEU E ASSINOU ?!... OS MOCHECOS ,AGORA , VÃO SAIR DAS" UNIVES"E TRUCA-LARUCA ......MIT! NÃO SEIÉ SE OS GAJOS POR LÁ ALINHAM NOS VIOLINOS E ESSAS OUTRAS COISAS DE... SOPRO DE QUE TU FALAS.QUAL CINZENTISMO SALAZARISTA ,QUAL QUÊ ,MEU!TEMOS QUE TER CALMA E NÃO TOMAR A NUVEM POR JUNO !QDO O POLIS ENTREGAR O TRAUMA,DESCULPA, A... CIDADE, A QUEM DE DIREITO, VAMOS FICAR P'RÁI COM TANTA COISA QUE NEM SABEREMOS DAR-LHE USO ... E ,AQUI P'RA NÓS ,MUDAR DE POLÍTICA P'RA QUÊ? A QUE TEMOS NÃO É A QUE FIZEMOS POR MERECER?MUDAR AS" MOSCAS",ALTERARÁ ,ALGUMA COISA ? DEIXA-TE DE LIRISMOS E ...CAI NA REAL! (COM SOTAQUE BRASILIANO).FUI !
ABRAÇÃO ,JOÃO CARREIRA