segunda-feira, junho 06, 2005

Isso da cultura serve para alguma coisa?

Orquestra do AlgarveEsta é já a segunda vez que assisto a um espectáculo de música no novo Auditório Municipal de Lagoa, aqui a 6 quilómetros.
Um dos grandes méritos deste último concerto da Orquestra do Algarve radicou na primeira audição absoluta de parte da obra de um compositor português - Augusto Machado (1845-1924).
Sem a existência destas orquestras regionais, dificilmente se recuperariam estas obras e estes autores, já soterrados no pó do esquecimento.

A iniciativa destes Concertos de Lagoa coube à Academia de Música de Lagos, que possui em Lagoa uma estrutura dedicada ao ensino especializado da música, visando divulgar a música erudita e proceder à formação de públicos.
Em Silves, nem auditório, nem música (refiro-me a música erudita e não à música de simples divertimento, obviamente), nem estruturas que dêem continuidade ao trabalho da Sociedade Filarmónica Silvense (que tem despertado para esta forma de expressão artística centenas de jovens ao longo dos anos), nem formação de públicos, nem sequer apoio financeiro à nossa orquestra regional. (Leia, a propósito, este texto)
Um dia destes acontece-nos ver terminadas as tão almejadas obras de restauro do Teatro Mascarenhas Gregório e não termos nem cartaz, nem público, a não ser para meros espectáculos de divertimento que, por si só, não justificam o investimento, que é pago com o dinheiro de todos nós. (Leia ainda o seguinte texto, aqui publicado em Janeiro de 2004)
Se calhar a cultura não serve mesmo para nada. Ou serve?

1 comentário:

Templar disse...

Caro Prof. Baeta conheço-o bem e só á pouco tempo tomei conhecimento do seu blog sobre silves daí o facto do atraso mas tambem como pertenco á história e á arqueologia o que é uns meses comparados com seculos.Duvido que se lembre de mim uma vez que foi seu aluno á muitos anos no ciclo.
A minha identidade bem apenas sou um zero á esquerda em matemática e gosto muito de história.
Abraço
Ps. o meu e-mail será posto á disposição, agradeço o comentário sem comentar e desculpe estar a ocupar espaço no seu blog.
E já agora bom trabalho com o seu blog.