quarta-feira, setembro 13, 2006

A História de Silves em Medalhas (V)

  • História de Silves - 4
    Os Muçulmanos

    Em 713 a Cidade de Silves foi integrada no mundo muçulmano e a partir de 929 foi incluída no Califado de Abd Ar-Rahman III, sendo então uma cidade próspera. Posteriormente, sob o governo de Al-Mutamide e numa época de grande esplendor cultural, dominou o Algarve.

    Os Almorávidas tomam Silves, em 1091, tendo-se tornado um reino independente, sob a égide de Ibn Qasi, até à conquista Almoada (1156). A este último período pertence um bom número de monumentos, tal como as fortes muralhas da Alcáçova e da Medina, com as suas torres albarrãs e portas, o poço-cisterna, o grande depósito de água e as ruínas do palácio ainda existentes no Castelo.

Nota:
Um pouco à margem deste texto, mas por motivos próximos desta iniciativa, quero referir que o site da VIVARTE, companhia responsável pela animação da Feira Medieval de Silves, estabeleceu um link para este blog "... por vez de outros relatos de outra imprensa...", como ali se refere. O meu obrigado a João Cardoso, produtor daquela companhia, com quem, neste mesmo Local & Blogal, já tive oportunidade de trocar comentários esclarecedores sobre o assunto.

5 comentários:

RS disse...

Parabéns por esta excelente série de entradas que tenho acompanhado. Estava à espera desta medalha; é que quando as comemorações têm o nome de "Conquista de Silves aos Mouros" nunca se sabe! (hehehe)

Um abraço,
RS

Anónimo disse...

Silves mourisca... paraíso de outrora... a lírica sublime, a arte, as hortas, a taifa...

Anónimo disse...

CARO TÓY !
REFª"PRECISO DE ALGO QUE ME ALEGRE" -30 DE AGOSTO - 2006(QUARTA-FEIRA)".COMO JÁ NÃO ESTÁ VISIVEL (DE IMEDIATO...) O MEU COMENTÁRIO, AO TEU SUPRACITADO "POSTED",TRANSCREVO O QUE LÁ "BOTEI" ONTEM :
"VOZ AMIGA FEZ-ME CHEGAR AO CONHECIMENTO QUE O M/COMENTÁRIO NA PARTE EM QUE FALAVA DAS ROTUNDAS E DA "PLAQUETA" E DOS "ROTAS"TERIA SIDO MAL ACOLHIDO,POR PARTE DE ALGUMAS PESSOAS A QUEM QUERO BEM ...
NÃO ESTANDO EM CAUSA,A MINHA OPINIÃO SOBRE A ASSOCIAÇÃO EM SI ,NUNCA FOI MINHA INTENÇÃO OFENDER OS AMIGOS QUE POR LÁ - penso-TENHO .A ESSES POIS,AS MINHAS DESCULPAS ,VERTIDAS NO MESMO LOCAL ,ONDE TEREI COMETIDO O "CRIME" DE OS ..."OFENDER"...
UM ABRAÇO CORDIAL A TODOS DO
JOÃO CARREIRA"

Anónimo disse...

CARO TOY!
NOVAMENTE EU ... MAS "NOBLESSE OBLIGE " ESTOU A SEGUIR A HISTÓRIA DE SILVES EM MEDALHAS E, ENCANTADO COMO A MOURA, CÁ FICO A APRENDER ...DIARIAMENTE COM O TEU BLOG ...PARABÉNS !
UM ABRAÇÃO DO
JOÃO CARREIRA

Unknown disse...

O meu obrigado a todos os que aqui comentaram: Rui, Manuel Maria e João Carreira.